O 20º Encontro da Corregedoria (Encor), realizado pelo TJMG por meio da Corregedoria-Geral de Justiça e da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), começou na noite desta quinta-feira, 6, em Tiradentes, no Campo das Vertentes. Magistrados e magistradas das regiões 2 e 3 de atuação da Corregedoria participam do evento, que vai até esta sexta-feira, 7, e conta com o apoio da Amagis. O presidente da Associação, desembargador Maurício Soares, compôs a mesa de honra da cerimônia de abertura.

Encor

No Encor, são debatidos temas de interesse jurisdicional, administrativo e de cunho prático nas atividades forenses. O encontro também permite ampliar a interação entre a Corregedoria e os magistrados do interior.

Nesta edição, juízes e desembargadores vão discutir assuntos relacionados ao tema “Planejamento estratégico, gestão e gerenciamento das unidades judiciárias”.

Encor

A solenidade foi aberta pelo corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça, que deu as boas-vindas aos presentes e destacou que este é um momento único para avaliação do trabalho que vem sendo feito, para a correção e adequação das melhores ações e para a redefinição de estratégias e novas ferramentas de gestão.

Encor

Segundo André Leite Praça, é função central da Corregedoria possibilitar aos magistrados que se apropriem de seu papel de gestor das unidades jurisdicionais, para que, motivados, possam atingir a excelência no trabalho. “Não basta ter uma produtividade que desponta na planilha e ignorar os demais acontecimentos na comarca. É preciso ser proativo, antecipar as questões, ter visão do todo e trabalhar onde estão as lacunas da própria instituição”, enfatizou o corregedor.

O segundo Vice-Presidente e Superintendente da Escola Judicial do TJMG, desembargador Wagner Wilson Ferreira, destacou que o Encor consolidou-se como um importante espaço de aproximação e de debate entre a Corregedoria-Geral de Justiça e os magistrados das diversas comarcas de Minas.

Encor

Para Wagner Wilson Ferreira, o momento agora é de repensar os resultados que o trabalho tem gerado e de fazer reflexões, como: “Conseguimos ver a justiça se concretizar? As decisões refletem o direito dos cidadãos? Como atender, da forma mais eficiente, aqueles que batem às nossas portas todos os dias, pedindo proteção, justiça e atenção?”.

O superintendente da Ejef desejou que a interação viabilizada pelo 20º Encor estimule os participantes a buscar procedimentos desburocratizados, ágeis, eficientes e, ao mesmo tempo, seguros. “A instituição só se desenvolve se as pessoas que a compõem também se desenvolverem em sua integralidade. Caminhamos juntos com um objetivo único – o de garantir a prestação jurisdicional com qualidade e presteza, apesar de todas as adversidades”, declarou o magistrado.

Encor

Em seu discurso, o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, apresentou um panorama sobre a situação financeira do Tribunal e ressaltou que, em momentos de crise financeira como a que se abate sobre o Poder Judiciário, o magistrado precisa de motivação para superar os obstáculos.

Segundo Herbert Carneiro, o juiz precisa ser não apenas um julgador, mas sim gestor de suas unidades judiciárias e assumir verdadeiramente um papel de liderança. No entanto, de acordo com Herbert Carneiro, isso só é possível com o incentivo à formação continuada, como o proporcionado em eventos como o Encor.

O presidente do TJMG reafirmou o compromisso do Tribunal com uma gestão transparente e disse que não medirá esforços para valorizar a magistratura mineira e mantê-la motivada para os desafios que a espera.

Encor

O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, saudou os magistrados presentes na solenidade e, em especial, parabenizou aqueles que atuaram nas eleições municipais realizadas no último dia 3 de outubro.

Maurício Soares destacou as viagens que tem feito às comarcas do interior do Estado, oportunidade em que conhece de perto as demandas dos juízes de 1° grau, foco principal da Associação, e apresenta as ações da Amagis em prol da defesa das prerrogativas da magistratura. Em seu pronunciamento, Maurício Soares também reafirmou a parceria da Associação com o TJMG. “Muito nos conforta ver a direção do Tribunal em boas mãos e saber que não estamos sozinhos em nossa luta diária”, disse.

A palestra de abertura do 20º Encor foi proferida pelo psiquiatra, psicanalista e membro da Associação Mundial de Psicanálise, Jorge Forbes. Com o tema “Como viver em Terra 2?”, Forbes falou sobre as mudanças de comportamento vivenciadas nos últimos 40 anos, as novas relações estabelecidas no mundo pós-moderno e sobre a necessidade de assumirmos uma postura de liderança neste “novo planeta ou Terra 2”.

Encor

Após a palestra, os magistrados participaram de um jantar de confraternização, que contou com a apresentação do Coral e da Orquestra Jovem da Coinj.

Encor

Encor

Presenças

Diversas outras autoridades participaram da solenidade de abertura do 20º Encor, entre elas, o 1° vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto de Almeida; o 3º vice-presidente do Tribunal, desembargador Saulo Versiani Penna; e a vice-presidente de Saúde da Amagis e juíza auxiliar da presidência do TJMG, Luzia Peixôto.

Encor

A programação do 20º Encor segue nesta sexta-feira, 7. Entre os temas que serão apresentados amanhã, estão “Gestão de Demandas Repetitivas”, “Sistema de Monitoramento de Primeiro Grau”, “Projetos da Comissão Executiva do Conselho dos Tribunais de Justiça” e “O PJe na Gestão da Unidade Judicial”.

Clique aqui para conferir a programação completa.