A Amagis recebeu, na manhã desta quarta-feira, 11, uma comissão de juízes reunidos com a diretoria da Associação, para pleitear, junto ao Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), a ampliação de cargos de assessores para a 1ª instância.
A vice-presidente Administrativa da Amagis, juíza Cristiana Gualberto, demonstrou sua expectativa em relação ao pleito. “Estamos confiantes, com o diálogo junto ao Tribunal, em sermos atendidos no nosso pleito feito em favor do aprimoramento da prestação jurisdicional no 1º grau, que é a porta de entrada dos processos judiciais”, afirmou.
Segundo o juiz Átila Andrade de Castro, da 4ª Vara Cível de Belo Horizonte, a 1ª instância possui uma pressão maior onde também é maior o número de processos e as condições de trabalho são mais precárias. “Esperamos, com a participação da Amagis, sensibilizar o Tribunal para que se consiga uma melhoria equivalente para o 1º grau, e para equipe de assessores, hoje limitada a um funcionário, com o intuito de que seja aumentada ou disseminada para todos os juízes do Estado, e que também os Juizados Especiais sejam contemplados com a função de assessor”, disse.
Além do presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, da vice-presidente Administrativa e do juiz Átila Andrade, participaram da reunião a vice-presidente de Saúde, juíza Luzia Peixôto, o desembargador Edison Feital, as juízas Miriam Vaz Chagas, Andrea Cristina de Miranda, Kenea Márcia Damato e o juiz Bruno Taveira.