Foi inaugurado na tarde desta sexta-feira, 5, o novo prédio do Fórum Olympio Borges, na Comarca de Patos de Minas, no Alto Paranaíba. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, participou da solenidade e falou da honra que sente em participar do evento. “Além da importância da construção do novo prédio para toda a população e membros do Poder Judiciário local, participar desta solenidade é para mim motivo de orgulho, uma vez que a história do Judiciário de Patos de Minas contou com a ajuda de meu pai, Rubens Soares, que aqui foi juiz por dez anos”, afirmou Maurício Soares.

Patos de Minas

O presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, destacou o prestígio da solenidade, que recebeu dezenas de desembargadores e juízes, de Belo Horizonte e da região do Alto Paranaíba. De acordo com ele, além da expressiva importância da Comarca de Patos de Minas, o prestígio se deve também à presença do desembargador Nelson Missias de Morais, grande incentivador e apoiador da construção do novo prédio para o Fórum.


Herbert Carneiro fez um agradecimento especial aos ex-presidentes do TJMG, desembargadores Joaquim Herculano Rodrigues, responsável pela vinculação do imóvel ao Judiciário mineiro e pela contratação da construção; e Pedro Bitencourt, por dar prosseguimento à obra, concluída na presente gestão. O presidente do TJMG agradeceu também de forma especial ao diretor do foro de Patos de Minas, juiz Joamar Gomes Vieira Nunes, na pessoa de quem cumprimentou todos os juízes da Comarca e da região, bem como servidores, que contribuíram para a conquista do novo prédio.

Patos de Minas

O magistrado destacou o feito histórico que a iniciativa marca na memória da Comarca. “Além de buscar equipar melhor o serviço forense, a inauguração do fórum faz ainda preservar a rica memória da Comarca de Patos de Minas e de seu patrono Olympio de Melo Borges, que dá nome ao Fórum”, disse o Herbert Carneiro, agradecendo a presença do desembargador Baía Borges, filho do patrono do fórum.

“O que todo gestor público deve ter em mente, acima de tudo, é que está a serviço da sociedade; que seu trabalho deve sempre visar ao bem-estar social e se pautar no ideal da construção de uma sociedade melhor e mais justa, na qual os cidadãos tenham seus direitos garantidos ou possam buscá-los com a certeza de que o farão de maneira digna e adequada”, afirmou o presidente do TJMG, acrescentando que, no âmbito do Judiciário, a eficiência deve ser buscada tanto na atividade fim quanto nas atividades e estruturas auxiliares e de suporte ao desempenho da jurisdição.

Patos de Minas

O corregedor-geral de Justiça, desembargador André Leite Praça, falou sobre as inovações que chegarão com o novo prédio, visando ainda mais modernidade ao Fórum de Patos de Minas e afirmou que as novas instalações beneficiarão todos aqueles que trabalham e frequentam as dependências do Fórum. Segundo ele, toda iniciativa do Judiciário tem o objetivo de propiciar uma Justiça mais célere e proveitosa. “Eu espero que o novo Fórum seja um novo marco fecundo e produtivo na história do Judiciário local.

Empenho

Para o juiz Joamar Gomes Vieira, a entrega do novo fórum é resultado do empenho dos magistrados e jurisdicionados que não mediram esforços para a concretização deste que ele chamou de sonho. Para ele, o novo prédio é símbolo de organização, praticidade, eficiência e precisão, características inafastáveis, segundo ele, da pós modernidade na qual todos estão inseridos. Joamar Gomes ressaltou ainda que a inauguração do novo fórum não se trata apenas de uma mudança de endereço, mas de uma mudança mais abrangente, que alcança a postura de todos os atores jurídicos. “Temos o desafio de, juntos, construirmos um novo foro, um novo Poder Judiciário em Patos de Minas, uma nova prestação jurisdicional, uma nova forma de acesso à Justiça”, disse.

O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves, agradeceu ao presidente do TJMG e a todos os presentes pela inauguração do novo fórum. “Esse é um momento de festa e quero parabenizar todos que tornaram possível a construção do nosso novo Fórum”, disse.

Homenagens

O TJMG entregou placas a magistrados e autoridades em reconhecimento e agradecimento pelo empenho e esforço na concretização do novo Fórum.

Cidadania

Patos de Minas

Durante a solenidade de inauguração, o presidente da Câmara Municipal de Patos de Minas, vereador Francisco Carlos Frechiani, homenageou o presidente do TJMG, desembargador Herbert Carneiro, e o ex-presidente do Tribunal, desembargador Joaquim Herculano, com a entrega do Título de Cidadão Benemérito de Patos de Minas. O vereador homenageou também o desembargador Nelson Missias de Morais, vice-presidente da AMB, com a entrega do Título de Cidadão Honorário de Patos de Minas.

Patos de Minas

“Sem Magistratura forte não há cidadania, e sem cidadania não há Estado de Direito”, disse o desembargador Nelson Missias, agradecendo as homenagens em nome dos agraciados. O magistrado destacou que, embora seja natural da cidade de João Pinheiro, se considera um cidadão patense porque foi para cidade com apenas um ano de idade. “É um privilégio receber essa distinção na presença de todos aqui”, disse ele, dedicando a homenagem recebida aos seus pais e à sua esposa, presentes na solenidade.

Patos de Minas

Diversas autoridades participaram da solenidade, entre elas o 1º vice-presidente do TJMG, desembargador Geraldo Augusto; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador Carlos Henrique Perpétuo Braga; o ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernandes Filho; o ex-corregedor-geral de justiça, desembargador Antônio Sérvulo dos Santos; os juízes auxiliares Luzia Peixôto e Bruno Teixeira Lino, respectivamente da Presidência e da 1ª Vice-Presidência; e o desembargador Alberto Diniz Junior, vice-presidente Financeiro da Amagis.