Localizado no Conjunto Mariano de Abreu, na região leste de Belo Horizonte, o Núcleo de Trabalho de Integração Social (Nutris), criado há 30 anos, atende a cerca de 100 crianças de famílias com baixa-renda, proporcionando a elas saúde, alimentação, atividades de estimulação psicopedagógica, psicomotora, cognitiva e afetiva, visando a educação integral em conjunto com as famílias.

nutris2

nutris

NAC

Além do Nutris, foi criado em 2005 o Núcleo de Arte e Cultura (NAC), com a preocupação com o futuro das crianças, que, ao completar seis anos de idade, saíam da creche e ficavam entregues à própria sorte. Atualmente, o NAC atende a cerca de 80 crianças e adolescentes de seis a 16 anos, em turmas divididas nos turnos da manhã e da tarde. Todas participam de oficinas de dança, teatro, esportes, pintura, artes plásticas ou capoeira. Com o trabalho estendido, elas passam a ter mais oportunidades na vida.

nutris3

Voluntariado

Onze pensionistas trabalham voluntariamente na instituição, cuidando da confecção de uniformes, fantasias para teatro e datas comemorativas, da coordenação de atividades, entre outras funções. Conta também com 14 funcionárias, entre professoras, faxineiras e coordenadoras, a quais oferecem parte do seu tempo para dar carinho, amor, atenção e educação às crianças.

As datas festivas são sempre comemoradas com desfiles, teatros de fantoches, filmes e o coral da bandinha. Também são realizados passeios a museus, zoológicos, teatro e exposições de arte.

Funcionamento

O horário de funcionamento é de 7h às 17h, e, durante esse período, as crianças participam das diversas atividades, sempre supervisionadas pelos professores. Além de brinquedos distribuídos por salas de acordo com a faixa etária, há espaços como parquinho, piscina, brinquedoteca e casinha de bonecas, numa área de 1.000 m². São oferecidas quatro refeições por dia, com exceção dos berçários, que recebem cinco.

nutris5

Como contribuir

Você também pode ajudar. Para contribuir com a instituição é possível fazê-lo diretamente no Nutris ou, no caso dos magistrados e pensionistas, fazer a solicitação do documento de autorização para desconto em folha. O valor da doação é livre e toda quantia será de grande ajuda.

Para mais informações:

No Nutris: (31) 3485-6035 (Falar com Maria Nilza)
Na Amagis: (31) 3079-3471 (Falar com Ariane)