O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, e o vice-presidente Financeiro da Associação, desembargador Alberto Diniz, visitaram na tarde desta quinta-feira, 7, mais uma Comarca de Minas Gerais para intensificar a gestão participativa e democrática da Associação. Desta vez, juízes e juízas de Barbacena se reuniram com a diretoria da Amagis no Fórum Mendes Pimentel para apresentar suas reivindicações e propostas de valorização da classe.
Na ocasião, Maurício Soares ouviu os anseios dos magistrados, reafirmou o compromisso da Associação com a plena democratização do Poder Judiciário e prestou informações atualizadas sobre o andamento de projetos de interesse da magistratura que estão tramitando no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O presidente da Amagis debateu ainda com os colegas temas relevantes, como as condições de trabalho nos fóruns, a importância da integração entre juízes da capital e do interior e o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional aos cidadãos.
A diretora do Foro da Comarca, juíza Liliane Rossi dos Santos Oliveira, afirmou que as visitas da Associação às comarcas do Estado são fundamentais para que os magistrados do interior possam acompanhar melhor as ações da diretoria, como a defesa dos direitos da classe em Brasília, e ter um retorno mais rápido das medidas que vêm sendo implementadas. Além disso, segundo a magistrada, as reuniões permitem ao presidente da Amagis conhecer de perto a realidade dos juízes em Minas.
Para o diretor da Seccional da Amagis, juiz José Carlos dos Santos, a presença da Associação no interior do Estado tem sido primorosa e faz com que o magistrado não se sinta isolado em sua Comarca. De acordo com ele, a interiorização das ações da Amagis possibilita a troca de experiências e informações em prol da magistratura mineira. "Com esse contato, a magistratura se irmana e se fortalece, o que nos dá coragem para seguir em frente em tempos tão difíceis", disse.
Também participaram da reunião os juízes Lélio Erlon Alves Tolentino, Marcos Alves de Andrade, Márcia Rezende Nonato da Silva, Joaquim Martins Gamonal e Alexandre Verneque Soares.
Itinerante
As visitas às comarcas do interior do Estado fazem parte da revitalização da gestão itinerante da Amagis, uma das prioridades da atual gestão, que luta ainda pela segurança nos fóruns, independência do Judiciário e a valorização da carreira da magistratura.
A diretoria da Associação deu início ao processo de intensificação da gestão itinerante no dia 22 de fevereiro, quando se reuniu com os juízes de Divinópolis e região para ouvir os magistrados e discutir as propostas da nova diretoria. Nos dias 11 e 17 de março, foi a vez de o presidente da Associação visitar os magistrados de Juiz de Fora e São João Del Rei, respectivamente.