Rio de Janeiro
Um criminoso fez 37 reféns dentro de um ônibus por três horas e meia - a maior parte na Ponte Rio-Niterói - nesta terça-feira (20). Às 9h04, o criminoso foi baleado por um atirador de elite ao descer do coletivo. Às 9h18, a PM afirmou que o sequestrador estava morto e que todos os reféns passavam bem. A arma que ele portava era de brinquedo. O bandido anunciara o sequestro às 5h25. Meia hora depois, já na Ponte, ele ordenou ao condutor para atravessar o veículo na pista sentido Rio. Seis pessoas foram libertadas ao longo das negociações. O trânsito para o Rio está fechado desde as 6h. Às 7h20, também foi interditada a pista oposta. Não se sabe a motivação do sequestrador, mas a PM considera que a ação foi premeditada. O sequestro foi anunciado às 5h26; pouco antes das 6h, o ônibus foi atravessado na pista sentido Rio da Ponte. (G1)
Rio de Janeiro I
Fliess afirmou também que a PM analisa a hipótese de o sequestro do veículo ter sido premeditado. Segundo informações dos policiais militares que estão no local, o homem parecia desorientado. O criminoso se identificou como PM, mas a informação ainda não foi confirmada. Esta linha sai do Jardim Alcântara, em São Gonçalo, na Região Metropolitana, e vai até o Estácio, na região central do Rio. Ela é a única linha que cobre os bairros do Rocha, Columbandê, Lindo Parque e Galo Branco em direção ao Rio. O número de assaltos a ônibus cresceu 21,6% no Estado do Rio de Janeiro. Do início ano a abril, houve mais de 5,8 mil casos. Em média, o resultado significa um assalto a cada 30 minutos. No Município do Rio, foram mais de 3,8 mil roubos em ônibus no período, um aumento de 40% em comparação aos quatro primeiros meses de 2018. No Centro da cidade, na área coberta pela delegacia da Rua Mem de Sá, o número subiu de 32, de janeiro a abril do ano passado, para 161, no mesmo período deste ano, o que representa um aumento de 400% nas ocorrências. Na área da Praça Mauá, o aumento foi de mais de 300% no mesmo período. E na região da Penha, na Zona Norte do Rio, de 250%. (G1)
Acidente
A Polícia Civil encaminhou à prisão Ricardo Maciel Pereira, de 57 anos, caminhoneiro que provocou o acidente na Rua Professor Aníbal de Matos, no Bairro Santo Antônio, Região Centro-Sul de Belo Horizonte, nesta segunda-feira (19). Ele não terá direito à fiança e pode pegar até 20 anos de prisão. Segundo a polícia, o homem foi detido em flagrante por homicídio com dolo eventual. Isto é, mesmo sem querer matar a psicóloga Ivanilda José Basílio Felisberto, de 58, o preso assumiu o risco de tirar uma vida. De acordo com um policial militar que atendeu a ocorrência, Ricardo passou pelo teste do bafômetro, que não constatou consumo de bebidas alcoólicas. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dele também estava em dia. Antes de ser efetivamente preso, o homem prestou depoimento na Coordenação de Operações Policiais do Departamento de Trânsito (Detran), na Avenida João Pinheiro, em Belo Horizonte. Ele também passou por uma companhia da PM próxima ao local do fato. Em posicionamento enviado à reportagem, a advogada Tamita Rodrigues,que defende o caminhoneiro, informou que Ricardo Maciel Pereira está na profissão há mais de 25 anos. Ela também ressaltou que seu cliente não havia consumido bebida alcoólica e que o fato se tratou de uma fatalidade. O acidente aconteceu na manhã desta segunda. Os bombeiros informaram que o caminhão descarregava uma caçamba de entulhos, quando “empinou” e perdeu os freios. (Estado de Minas)
Violência
Trabalhar fora e ter independência financeira não é garantia de proteção às mulheres contra a violência doméstica. É o que aponta um estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), divulgado nesta segunda-feira (19). De acordo com os dados levantados, o índice de violência contra mulheres que integram a população economicamente ativa (52,2%) é praticamente o dobro do registrado pelas que não compõem o mercado de trabalho (24,9%). “Uma possível explicação é que, pelo menos para um conjunto de casais, o aumento da participação feminina na renda familiar eleva o poder de barganha das mulheres, reduzindo a probabilidade de sofrerem violência conjugal. Em muitos casos, porém, a presença feminina no mercado de trabalho – por contrariar o papel devido à mesma dentro de valores patriarcais – faz aumentar as tensões entre o casal, o que resulta em casos de agressões e no fim da união”, destacou o Ipea. “Uma das conclusões é que o empoderamento econômico da mulher, a partir do trabalho fora de casa e da diminuição das discrepâncias salariais, não se mostra suficiente para superar a desigualdade de gênero geradora de violência no Brasil”. (Agência Brasil)
Coaf
A medida provisória (MP) que transforma o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) em Unidade de Inteligência Financeira, vinculada ao Banco Central (BC), está publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (20). De acordo com a MP, a unidade tem autonomia técnica e operacional e atuação em todo o território nacional. A Unidade de Inteligência Financeira será “responsável por produzir e gerir informações para a prevenção e o combate à lavagem de dinheiro, ao financiamento do terrorismo, ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa e promover a interlocução institucional com órgãos e entidades nacionais, estrangeiros e internacionais que tenham conexão com a matéria”, diz o texto do documento. O colegiado é formado por um conselho deliberativo, com um presidente e, no mínimo, oito e, no máximo, 14 conselheiros, escolhidos entre “cidadãos brasileiros com reputação ilibada e reconhecidos conhecimentos em matéria de prevenção e combate à lavagem de dinheiro ao financiamento do terrorismo ou ao financiamento da proliferação de armas de destruição em massa”; e um quadro técnico-administrativo composto por uma secretaria executiva e diretorias especializadas. Caberá ao presidente do BC escolher o presidente do colegiado e seus conselheiros". A MP prevê também, entre outras medidas, que a transferência dos servidores e empregados em exercício no Coaf para a unidade financeira não implicará alteração remuneratória. (Agência Brasil)
FGTS
Uma das mudanças anunciadas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), a distribuição de 100% dos resultados do ano passado foi ratificada amanhã (19) pelo Conselho Curador. A Medida Provisória (MP) 889 aumentou a rentabilidade do fundo, determinando a transferência de todo o lucro do exercício anterior aos cotistas. Antes da MP, o FGTS rendia 3% ao ano mais a Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. Desde 2017, o fundo repassava 50% dos lucros do ano anterior ao cotista. Com a mudança, o fundo renderá 6,18% em 2019 , ultrapassando inclusive a taxa Selic (juros básicos da economia), recentemente reduzida para 6% ao ano. Até 31 de agosto, serão repassados R$ 12,2 bilhões do lucro de 2018, distribuídos proporcionalmente conforme o saldo de cada conta. O Conselho Curador também aprovou os Relatórios de Gestão do FGTS e do Fundo de Investimento FI-FGTS. Os documentos serão divulgados no site do FGTS assim que o Diário Oficial da Uniãopublicar a resolução. O conselho instituiu ainda um grupo de trabalho, com participação de três representantes do FGTS e três do Comitê de Investimento do FI-FGTS, para acompanhar e propor mudanças nas aplicações do fundo. O grupo também acompanhará a execução das recomendações dos órgãos de controle em parceria com o Grupo de Apoio Permanente (GAP), formado por consultores técnicos vinculados às 12 entidades que compõem o colegiado. (Agência Brasil)
Olivetto
O ex-guerrilheiro e sequestrador chileno Maurício Hernández Norambuena foi extraditado na madrugada desta terça-feira (20) para o Chile, de acordo com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro. A informação foi divulgada em uma rede social do ministro. “Mais um criminoso que se foi. Extraditado com autorização do STF, foi entregue nessa madrugada ao Chile para cumprir as penas, comutada a perpétua para 30 anos, as quais foi condenado naquele país. Brasil não é refúgio para criminosos”, postou no Twitter. Norambuena deixou o país em um voo militar que saiu da base aérea do aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo. O presidente Jair Bolsonaro (PSL) também disse que é preciso cooperar com outros países e não dar abrigo a criminosos ou terroristas. “Vencidos problemas burocráticos entre Brasil e Chile, hoje estamos extraditando Norambuena, sequestrador do publicitário Washington Olivetto em 2001”, escreveu no Twitter. É nossa política cooperar com outros países e não dar abrigo a criminosos ou terroristas. Vencidos problemas burocráticos entre Brasil e Chile, hoje estamos extraditando Norambuena, sequestrador do publicitário Washington Olivetto em 2001. (G1)
Educação
O secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Arnaldo Lima, defendeu, nesta segunda-feira (19), uma nova distribuição de recursos da União para as universidades federais. Para ele, os índices de desempenho seriam um balizador mais adequado para definir o repasse de verbas. Arnaldo afirmou que as universidades com os melhores índices de governança, por exemplo, deverão ser premiadas. “A forma de exercer autonomia universitária é prestar contas do subsídio que recebe. Então, quem é que presta contas? É aquele que tem melhor governança. Os indicadores de governança fazem com que a gente tenha mais previsibilidade para que não faltem recursos.” Segundo ele, existem alunos de universidades no Sudeste que custam mais caro que alunos do Nordeste, por exemplo. “Muitas vezes as universidades que se destacam no índice de governança, ou seja, que fazem melhor planejamento, são as que menos recebem recursos”. O secretário falou no 3º Congresso Internacional de Jornalismo de Educação, o Jeduca, ocorrido em São Paulo. (Agência Brasil)
Metallica
Atenção, roqueiros! A venda geral de ingressos para o show do Metallica no Mineirão tem início às 10h desta quinta-feira (22), pelo site da Eventim. (Para clientes do cartão Elo, a venda começa hoje (20)). Para quem preferir adquirir o ingresso em uma bilheteria oficial (sem ter que arcar com a taxa de conveniência), a compra poderá ser feita a partir do meio-dia. O show da banda americana em Belo Horizonte está agendado para o dia 27 de abril. A turnê "Worldwired" vai contar também com a abertura das bandas Greta van Fleet e Ego Kill Talent. Confira as informações sobre o show em Belo Horizonte: Data: 27 de abril de 2020 (segunda-feira) Abertura dos Portões: 16h/ Horário do show do Ego Kill Talent: 18h30/ Horário do show do Greta Van Fleet: 19h30. Horário do show do Metallica: 21h. Local: Estádio Mineirão / Endereço: Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José, Belo Horizonte – MG. Classificação etária: 8 a 14 anos acompanhados de responsável legal. Desacompanhado a partir de 15 anos. Menores de 8 anos não terão acesso ao evento. Valores: PISTA PREMIUM R$ 740 e R$ 370 (meia-entrada). PISTA R$ 390 e R$ 195 (meia-entrada). CADEIRA INFERIOR - LESTE (VERMELHA) R$ 420 e R$ 210 (meia-entrada). CADEIRA INFERIOR - OESTE (ROXA) R$ 420 e R$ 210 (meia-entrada). CADEIRA INFERIOR - NORTE (LARANJA) R$ 420 e R$ 210 (meia-entrada). CADEIRA SUPERIOR - LESTE (VERMELHO) R$ 280 e R$ 140 (meia-entrada). CADEIRA SUPERIOR - OESTE (ROXA) R$ 280 e R$ 140 (meia-entrada). CADEIRA SUPERIOR - NORTE (LARANJA) R$ 280 e R$ 140 (meia-entrada). BILHETERIA OFICIAL (SEM COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA) Dias 20, 21, 22 e 23 de agosto: das 12h às 18h. Estádio Mineirão – Bilheteria Norte. Rua Av. Antônio Abrahão Caram, 1001 - São José, Belo Horizonte /MG - Cep 31275-000. A partir de 24 agosto: Loja Eventim – Shopping 5ª Avenida (rua Alagoas 1314, Loja 20C). Horários de funcionamento: De Segunda a sexta-feira das 10h às 19h, Sábados das 10h às 16h. Não há funcionamento em feriados. VENDA PELA INTERNET (SUJEITO A COBRANÇA DE TAXA DE CONVENIÊNCIA). O único canal de vendas oficial é www.eventim.com.br. Não adquira ingressos em qualquer outra plataforma. O limite de compra é de até seis ingressos por CPF. (Hoje em Dia)