A Amagis sagrou-se campeã da 1ª Copa Integração, torneio que envolveu as associações de profissionais que compõem o sistema de Justiça com a participação também da Associação Mineira do Ministério Público (AMMP), da Associação das Defensoras e Defensores Públicos de Minas Gerais (Adep-MG) e da Associação dos Procuradores Municipais de Belo Horizonte (APROMBH).

Os jogos foram realizados neste sábado (11) e domingo (12), no campo do Clube dos Oficiais da PMMG, em BH. A equipe da Amagis classificou-se para a final após vencer a partida contra a APROMBH, por 3 a 0, em jogo realizado no sábado. 

A partida final foi realizada na manhã de domingo, entre Amagis e AMMP. Após uma partida bastante disputada, com a Amagis saindo na frente, por 2 a 1, a AMMP conseguiu o empate por 4 a 4, no final da partida. Com o resultado empatado, os dois finalistas disputaram o troféu nos pênaltis, com a atuação consagrada do goleiro da Amagis, juiz Eduardo Dolabela, que garantiu o título por 5 a 4 nos pênaltis.  

A disputa pelo 3º lugar foi entre Adep-MG e APROMBH, quando a associação dos defensores faturou por 3 a 2, em jogo também disputado.

Ao final dos jogos, os integrantes das equipes puderam participar de uma confraternização no Parque Esportivo da Amagis, com a entrega dos troféus e premiação. O troféu de melhor goleiro foi para Eduardo Dolabela (Amagis), melhor jogador para Daniel Ávila (Adep-MG), e artilheiro Hugo (AMMP).

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, falou da alegria em recepcionar os integrantes do torneio na Associação e que esse encontro, congraçamento e promoção do esporte, entre as classes de profissionais do sistema de justiça, precisa acontecer mais vezes e fazer parte do calendário das Associações.


O vice-presidente Sociocultural-Esportivo da Amagis, desembargador Maurício Pinto Ferreira, destacou que a realização de ações esportivas é uma preocupação da Associação, que têm o intuito de promover eventos que integram a promoção à saúde e interação social dos magistrados.

O juiz Thiago Gandra, diretor de Esportes da Amagis e capitão do time de futebol, agradeceu ao presidente da Associação pelo incentivo e apoio para a realização do evento e falou do desafio de assumir a direção do esporte. “Todos os eventos que sonhei e imaginei o presidente sempre apoiou nessa realização do esporte associativo, diante da tarefa árdua que enfrentamos diariamente. A Amagis se sente muito feliz em recebê-los no nosso espaço de convivência”, disse.

O diretor de Esportes da AMMP, Vinícius Bigonha, destacou que a realização do evento foi extremamente positiva. “Esse momento de congraçamento e convívio fora das nossas atribuições e quando a gente pode também se divertir, e até brincar com uma certa rivalidade, como fizemos em campo, é muito positivo. Isso tem de estar no nosso calendário oficial para os próximos anos”, destacou.

O defensor público Rômulo Carvalho, da Adep-MG, avaliou de forma extremamente positiva a realização de eventos que promovem o esporte, a integração social e a saúde, entre todo o sistema de Justiça. “O ambiente estressante em que trabalhos, sujeito a pressões todos os dias, com casos às vezes difíceis, e podendo no final de semana praticar esporte e confraternizar com os amigos, não tem nada mais gratificante. Foi um prazer participar e quero parabenizar a Amagis e todos os organizadores”, acrescentou.

O presidente da APROMBH, Marcelo Veiga Franco, disse que só tinha a agradecer ao convite do da Amagis para a realização da Copa Integração. “Foi excelente e fizemos um evento incrível, integrando as carreiras jurídicas, que agora se tornará fixo dos nossos calendários de eventos entre as associações”, avaliou.