integradestaq.jpg Magistrados, pensionistas e familiares se reuniram hoje (05/03) no Salão de Festas da Amagis para comemorar o 1º Integramagis do ano de 2009, que teve com o tema: “Homenagem às Mulheres pelo Dia Internacional da Mulher”. E para representá-las, foram escolhidas: as desembargadoras Jane Silva, Myriam da Conceição Saboya Coelho, aposentada, e a pensionista Maria Inês Diniz Costa.

O vice-presidente de Saúde da Amagis abriu o encontro saudando os presentes e parabenizando todas as mulheres. “Esta é uma noite toda especial: É o primeiro Integramagis do ano e uma homenagem para as nossas esposas, filhas, sogras, irmãs e colegas que recebem o nosso mais caloroso e fraterno abraço”, afirmou.

O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, deu início às homenagens às mulheres. Ele falou sobre a desembargadora Jane Silva. “Não há necessidade de falar aqui da importância da mulher na sociedade. Sua delicadeza e sensibilidade trazem o equilíbrio e é por isso mesmo que hoje vamos homenagear uma representante das magistradas da ativa, aposentadas e pensionistas. A mim, coube homenagear nossa querida amiga, que para mim é o farol da minha carreira na magistratura, a desembargadora Jane Silva, uma das figuras mais brilhantes do mundo jurídico nacional. Mas essa não é sua maior qualidade, e, sim, a figura humana que é e que representa na magistratura para seus amigos e familiares. Para quem a conhece esse é o seu maior valor”, afirmou.

Em seguida, o vice-presidente dos Aposentados e Pensionistas, juiz aposentado Cláudio Manuel Figueiredo, fez a homenagem às magistradas aposentadas na pessoa da desembargadora Myriam Saboya. “Falar da Dra. Myriam é missão simples: mulher dinâmica, corajosa, responsável, severa e, ao mesmo tempo, doce e amiga. Exemplo de magistrada enfrentou preconceitos e adversidades ao ingressar na magistratura, a época carreira exercida só por homens. Mas destemida, seguiu seu ideal, personificando a mulher independente, forte, que sabe buscar e conseguir. Receba toda nossa admiração, respeito e amizade. E através de Dra. Myriam Saboya, estendemos a todas as colegas aposentadas o nosso abraço pelo Dia Internacional da Mulher”, disse.

A Diretora de Pensionistas da Amagis, Dra. Marlene Maria Fernandes, homenageou todas as pensionistas, que foram representadas por Maria Inês Diniz Costa. “Amor e dedicação à família! Essa é a história de vida da pensionista Maria Inês Diniz Costa, uma mãe extremosa, esposa dedicada. Pelas comarcas onde acompanhou o marido, o magistrado Danilo Alves da Costa, sempre encantou a todos que com ela tiveram ventura de conviver. Mesmo com problemas de saúde, não se deixa abater e segue serena, forte e participativa. É freqüentadora assídua do nosso Integramagis. Receba nosso carinho e admiração. E através de você, aplaudimos todas as nossas pensionistas pelo Dia Internacional da Mulher”, afirmou Dra. Marlene.

A juíza Riza Aparecida Nery compareceu ao Integramagis de hoje pela primeira vez. “Estou achando ótimo. Essa é uma iniciativa excelente. Fiquei 13 anos fora de Belo Horizonte e estou voltando agora, como juíza auxiliar, e achei muito interessante esse convívio entre os magistrados, pensionistas e familiares. Voltarei mais vezes”, afirmou.

A festa de hoje encantou também a pensionista Martha Soares Poncinelli, de Juiz de Fora, que veio pela primeira vez e confessou que vai participar de outros encontros durante o ano. “Achei tudo aqui maravilhoso. Eventos iguais a esses podem repetir muitas vezes que virei em todos”, disse.

A desembargadora Jane Silva, que é diretora do Centro de Estudos da Magistratura da Amagis, ficou honrada em receber a homenagem em nome de todas as magistradas mineiras. “Este é um momento de confraternização, clima ameno e de união. Entendo que o Integramagis é um presente da Associação para todos os juízes e a Amagis está de parabéns! Fiquei muito feliz com a homenagem. Alguns anos atrás, quando sai do então Tribunal de Alçada para o Tribunal de Justiça, eu fiz um discurso querendo dar resposta a uma indagação de Freud. Ele dizia que morreria sem entender as mulheres. Então eu respondi no meu discurso, aos meus colegas, que na realidade, nós mulheres queríamos ser amadas, respeitadas, cúmplices da formação do edifício social e nada mais que isso. A Constituição já dizia – todos somos iguais, independente de raça, sexo e cor. E nós, mulheres, queremos ser compreendidas. Então para mim foi ótimo participar do Integramagis no momento em que os demais juízes fizeram para nós essa homenagem tão linda”, afimou a magistrada.

O diretor de Comunicação da Amagis, juiz Herbert Carneiro, também compareceu ao evento, como o assessor especial da Presidência, Jayme Silvestre, a diretora Cultural da Associação, juíza Mariâgela Meyer, além de diversos magistrados da ativa e aposentados, pensionistas e familiares. Ao final do encontro, as mulheres foram presenteadas com um botão de rosas. O Integramagis, que já é tradição na magistratura mineira, contou também com a apresentação do Trio Amdeus, com o espetáculo “Sobre Todas as Coisas”.

integramagis5.jpg
integramagis8.jpg
0503e.jpgintegramagis9.jpg

integramagis12.jpg
integramagis3.jpg


integramagisdir.jpg

integramagis7.jpg