Neste 24 de janeiro, a Amagis reafirma seu compromisso com a valorização das magistradas e magistrados aposentados e pensionistas, e renova sua gratidão a todos os que dedicaram suas vidas ao fortalecimento da Justiça. Suas trajetórias são motivo de orgulho e inspiração para as novas gerações.
 
Reconhecendo a relevância da data, a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, destaca o compromisso da Associação com os magistrados e magistradas que já se aposentaram. “Nossos colegas aposentados são fontes de experiência e sabedoria e dedicaram suas vidas à construção do Judiciário. Hoje e sempre, a Amagis reafirma seu compromisso em defender os interesses desses magistrados, garantindo que seus direitos sejam respeitados e promovendo iniciativas que valorizem o papel de cada um deles. A Magistratura é uma só”, disse a presidente.
 
Para o juiz Noelho Adelino Machado, vice-presidente de Aposentados e Pensionistas, “a aposentadoria é um marco de reconhecimento aos trabalhadores que dedicaram suas vidas ao labor, um momento de reverenciar a tudo que fizeram por todos nós. Eles contribuíram e continuam contribuindo para uma Magistratura cada vez mais forte e respeitada. A Amagis é a casa de todos os magistrados e pensionistas”, afirmou o vice-presidente.

Sobre a data
 
O Dia Nacional do Aposentado é comemorado no dia 24 de janeiro, tendo tal data sido escolhida porque nesse mesmo dia, em 1923, ocorreu a assinatura da Lei Eloy Chaves, criando, na época, a caixa de aposentadorias e pensões para os empregados de todas as empresas privadas das estradas de ferro. É, portanto, o marco histórico da Previdência Social, que até então atendia apenas os funcionários do governo federal. E é por isso que no Dia do aposentado, também é comemorado o Dia da Previdência Social. Oficialmente, através do Decreto de Lei nº 6.926 de 1981, foi criado o Dia Nacional dos Aposentados em homenagem à referida Lei Eloy Chaves.