Uma série de ações iniciadas em 2015 possibilitou à 2ª Vara Cível da Comarca de Unaí, no Noroeste de Minas, obter expressivos resultados, como a redução de 796 processos de seu acervo no ano passado. O número de feitos, que fechou 2016 com total de 5.873, baixou para 5.077 ao final de 2017: uma redução de 13,55%. Em 2015, houve redução de 11,77%, e em 2016, de 11,83%.
Para o juiz Gustavo Cesar Sant'Ana, titular da 2ª Vara Cível de Unaí, os resultados têm melhorado ano após ano, sobretudo devido ao acúmulo de experiência, ao comprometimento e à redobrada doação de toda a equipe de servidores e estagiários.
O magistrado destaca ainda como fundamentais para o sucesso do trabalho, o apoio do programa Julgar: Rede Ampliada de Justiça, no segundo semestre, que promove cooperação com o interior por meio do trabalho de juízes e assessores na capital; o início do processo judicial eletrônico (PJe), em setembro, e a capacitação em Administração Judicial Aplicada, curso aplicado pela Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef) do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) a magistrados e escrivães. “Tais ações somaram-se aos métodos já adotados por nossa equipe, o que fez com que, mesmo cooperando em outras varas e com déficit de servidores, obtivéssemos esse relevante resultado, o melhor dos últimos três anos”, destaca o magistrado.
O juiz Gustavo Sant'Ana observa que, desde o início da apuração, em fevereiro de 2015, a redução no acervo chega a impressionantes 33,37%. “Nossa unidade judiciária cumpriu integralmente algumas metas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), como a de julgar quantidade maior de processos de conhecimento do que os distribuídos no ano corrente, e atendeuparcialmente a outras exigências. Isso tudo resultou na redução do tempo de paralisação dos processos, tanto em gabinete quanto em secretaria", explica.
No período apurado, de acordo com os mapas de produtividade, ingressaram 1.519 novas ações, foram proferidas 1.712 sentenças e 3.644 despachos/decisões. No que concerne aos processos físicos, foram realizadas 394 audiências, aos quais se soma a produção nos processos eletrônicos.
Fonte: TJMG