Após ações realizadas pela 2ª Vara Cível da Comarca de Unaí, no noroeste mineiro, 902 processos de seu acervo foram reduzidos, no período de janeiro a novembro deste ano. O número de feitos, que era de 7.662 no início do ano, baixou para 6.760 ao final novembro de 2015. Uma redução de 11,77%.
O juiz titular da vara, Gustavo Cesar Sant'Ana, explica que, desde quando assumiu a titularidade, em fevereiro deste ano, iniciou um trabalho com a respectiva Secretaria do Juízo marcado pela cooperação, coordenação e estabelecimento de metas, com o objetivo de melhorar a prestação jurisdicional, em especial no que diz respeito à celeridade do trâmite processual e à redução do acervo.
"Entre as providências mais relevantes para atingirmos esse resultado estão a designação de novo escrivão e a implementação de nova rotina de trabalho na Secretaria, com plano de trabalho claro e objetivo, com efetivo início em julho; além disso, passamos a focar na prolação de sentenças, a dar prioridade aos processos cuja movimentação estava atrasada no Siscom, utilizando-nos dos relatórios gerenciais para acompanhamento dos feitos. Também passou-se a verificar com mais esmero os processos que estavam paralisados na secretaria, aguardando somente pequenas movimentações para a baixa definitiva. Os resultados positivos foram alcançados com o trabalho em equipe desenvolvido com os servidores e os estagiários, que apoiaram as mudanças propostas", explica o magistrado.
No período, de acordo com os mapas de produtividade, ingressaram 1.325 novas ações, foram proferidas 1.884 sentenças e 3.516 despachos/decisões, além de terem sido realizadas 367 audiências.
Fonte: TJMG