O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Escola Judicial Desembargador Edésio Fernandes (Ejef), desembargador Saulo Versiani Penna, recebeu, no dia 23/7, a medalha comemorativa dos 100 anos do Município de Luz, no centro-oeste do estado.

A solenidade, ocorrida em Belo Horizonte, na residência do 3º vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG), escritor Ozório Couto, natural da cidade centenária, contou também com a posse dos novos membros do instituto.

A honraria, promovida pelo IHGMG e pela Câmara Municipal de Luz, foi entregue a 19 personalidades que contribuíram para a valorização da história, cultura e tradições do município e de Minas Gerais, em celebração ao centenário de emancipação político-administrativa da localidade.

Not Medalha centenario das luzes.3.jpgO diretor de Comunicação Social do IHGMG, desembargador Bruno Terra Dias; o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani; o ministro do TCU Antônio Augusto Anastacia; o 3º vice-presidente IHGMG, Ozório Couto; e o diretor da Dirdep da Ejef e 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas (Crédito: Ton Nettos / Revista Bemvinda)

"Receber a medalha do centenário de Luz foi uma grata satisfação e gostaria de ressaltar que o município é berço de grandes nomes do Direito e da Justiça nacional. Posso destacar, entre tantos outros, o desembargador José Oswaldo de Oliveira Leite, saudoso dr. Maninho; o ministro Manoel Mendes de Freitas, que foi presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (TRT-MG), com quem trabalhou minha mãe, e que depois atuou no Tribunal Superior do Trabalho (TST); ainda destaco o ministro Ronaldo Costa Couto, que foi governador do Distrito Federal", afirmou o 2º vice-presidente do TJMG e superintendente da Ejef, desembargador Saulo Versiani.

Ele também expressou o desejo de realizar, em breve, uma ação educacional da Ejef em parceria com o curso de Direito da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Luz (Fasf).

Durante a solenidade de outorga da Medalha Israel Pinheiro, o desembargador Saulo Versiani entregou o livro "200 anos do Direito Constitucional Brasileiro", publicado pela Ejef, ao ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) Antônio Augusto Junho Anastasia e ao ex-ministro do Trabalho Caio Vieira de Mello.

Not Medalha centenario das luzes.1.jpg
O desembargador Saulo Versiani entregou o livro "200 anos do Direito Constitucional Brasileiro", publicado pela Ejef, ao ministro do TCU Antônio Augusto Anastasia (Crédito: Ton Nettos / Revista Bemvinda)

Sobre a Medalha

O desembargador Marcos Henrique Caldeira Brant, diretor de medalhística e honrarias do IHGMG, fez a explicação técnica da medalha:

"A medalha tem natureza comemorativa, destinada a celebrar uma efeméride. Ela não tem caráter condecorativo ou honorífico, por isso, não se trata de uma comenda".

O magistrado afirmou ainda que a honraria é cunhada em aço inox, "segundo os mais altos padrões da medalhística (a ciência que estuda as medalhas), traz em sua face principal a imagem estilizada da fachada do prédio onde funcionou a primeira Câmara de Vereadores de Luz, instalada em 1924, e que hoje abriga o Museu Histórico Casa Grande Capitão Dú. No reverso, ostenta o brasão do município".

Autoridades

Participaram do evento o presidente eleito e atual 2º vice-presidente do IHGMG, Antônio Marcos Nohmi; o ex-governador de Minas Gerais Eduardo Azeredo; o secretário-geral do IHGMG, Antônio Carlos de Albuquerque; o diretor de Comunicação Social do IHGMG, desembargador do TJMG Bruno Terra Dias; o decano do IHGMG, Daniel Antunes Júnior; o vereador Lucas Gontijo Guimarães, representando a Câmara Municipal de Luz; o médico e cientista Geraldo Duarte, da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto;  e o diretor executivo de Desenvolvimento de Pessoas da Ejef e 1º secretário do IHGMG, Iácones Batista Vargas, que é natural de Luz.

Centenário

Localizado no centro-oeste de Minas, o Município de Luz foi criado em 7/9 de 1923. Ele é conhecido por sua tradição religiosa, cultural e histórica. Em 8/7 de 1918, foi criado o bispado de Luz, a partir de uma necessidade confidenciada pelo arcebispo de Mariana da época, dom Silvério Gomes Pimenta, ao pároco local, padre Joaquim das Neves Parreiras, de desmembrar uma parte da arquidiocese de Mariana, que abrangia uma grande porção do estado.

Luz também é conhecida por ter sediado, em 1943, a primeira festa de rodeio do Brasil.

Not Medalha centenario das luzes.4.jpg
O 2º vice-presidente do TJMG (dir.) recebeu a medalha do centenário de Luz das mãos do presidente eleito do IHGMG, Antônio Marcos Nohmi (Crédito: Ton Nettos / Revista Bemvinda)

Posse

A posse da nova diretoria executiva do IHGMG para o triênio 2025-2028 está prevista para o dia 15/8 de 2025. Na ocasião, serão celebrados os 118 anos da instituição e realizada a outorga da Medalha do Mérito Israel Pinheiro, concedida a personalidades ou entidades que, por serviços prestados ao Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais, se tenham feito merecedoras da distinção.

Nova diretoria do IHGMG:

  • Antônio Marcos Nohmi (presidente) 
  • Josemar Otaviano Alvarenga (1º vice-presidente) 
  • Beatriz Coelho Moraes de Sá (2ª vice-presidente) 
  • Marco Antônio Borges (3º vice-presidente) 
  • Maria Inez de Moraes Marreco (secretária-geral) 
  • Moisés Mota da Silva (1º secretário) 
  • José Carlos Pimenta (2º secretário) 
  • Paulo Ramiz Lasmar (1º tesoureiro) 
  • Coronel Eugênio Pascoal da Cunha Valadares (2º tesoureiro) 
  • Bruno Terra Dias (1º diretor de Comunicações) 
  • Eduardo Brandão de Azeredo (2º diretor de Comunicações) 
  • Capitão Sílvio Aderne Neto (diretor do Centro de Comunicações) 
  • Antônio Carlos de Albuquerque (membro titular) 
  • Carlos Alberto da Silveira Isoldo Filho (membro titular) 
  • Iácones Batista Vargas (membro titular) 
  • Domingos Teodoro da Costa (membro suplente) 
  • Marcelo Miranda Guimarães (membro suplente) 
  • Marcelo Albuquerque Corrêa (membro suplente)

Fonte: TJMG