A 3ª vice-presidente e superintendente dos Projetos Inovadores do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargadora Márcia Milanez, reuniu-se ontem à tarde, 19 de julho, com representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MG) para formalizar uma cooperação entre ambas as instituições para a Semana de Conciliação e Mediação da OAB-MG, a ser realizada no período de 23 a 27 de agosto.

Estavam presentes os advogados Francisco Maia Neto, Fernanda Maria Dias de Araújo Lima, Alexander Barroso, Alessandra Couto, Beatriz Aguiar Bovendorp Veloso e as servidoras Adriana Travassos Jaques, representando a Corregedoria-Geral de Justiça, e Larissa de Araújo Passos, da Assessoria de Gestão da Inovação (Agin).

Parabenizando a OAB-MG pela iniciativa, Márcia Milanez declarou que, com tal iniciativa, a Ordem dará exemplo a todo o Brasil. Ela ressaltou o valor da articulação da sociedade e do poder público pela conciliação e pela mediação, “pois isso é a Justiça do Século XXI”.

O advogado Francisco Maia Neto esclareceu que a OAB-MG se empenhará na mobilização da classe quanto à importância da conciliação e da mediação, divulgando a iniciativa através de cartas, ofícios encaminhados a advogados e anúncios em revistas e jornais. “Serão três núcleos de autuação: o institucional, coordenado por mim, o da conciliação e o da mediação”, explicou. O Tribunal de Justiça já se dispôs a apurar quais os processos que serão objeto de conciliação e de mediação; uma nova reunião dos representantes da OAB com a equipe do TJMG vai ocorrer em julho, na próxima segunda-feira.

No que diz respeito à conciliação, os procedimentos adotados serão os mesmos empregados pelo Tribunal na realização da Semana Nacional da Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). São parceiros nessa Semana de Conciliação e Mediação da OAB-MG, além da 3ª Vice-Presidência/Agin e da Corregedoria-Geral de Justiça, a Central de Conciliação do Fórum Lafayette, o grupo de Mediação e a Assessoria de Comunicação (Ascom).

No caso da mediação, o grupo de Mediação do Fórum atuará em conjunto com os advogados mediadores em espaço físico a ser disponibilizado pela OAB-MG. Já a conciliação acontecerá nas dependências do Fórum e contará com a participação de magistrados conciliadores e servidores do TJMG e de advogados conciliadores.

Fonte: TJMG