
o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros e o empresário Fernando Magno ( Crédito : Divulgação / TJMG )
O 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Rogério Medeiros, foi agraciado com o Diploma e Medalha de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro, em São João Del Rey, nesta quarta-feira, 16/4.
O Diploma de Colaborador Emérito do Exército Brasileiro é uma homenagem concedida a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços à comunidade e à corporação.
“Essa honraria é concedida pelo Comando Militar do Leste, aprovada pelo Alto Comando do Exército, e nós recebemos aqui na Solenidade do Dia do Exército, que é 19 de abril, quando os brasileiros venceram os holandeses na Batalha de Guararapes”, explicou o magistrado.
Devido à Semana Santa, a data da entrega da honraria foi antecipada.
“E essa honraria me toca profundamente, desde o tempo do meu avô. São profundas as ligações da minha família com o 11º Batalhão de Infantaria de Montanha, chamado Regimento Tiradentes, aqui de São João Del Rey. É uma unidade com mais de 100 anos de existência, que atuou em vários episódios históricos e notadamente na Tomada de Montese, lá na Itália, que também completou agora 80 anos, no último dia 14 de abril”, ressaltou.
O 3º vice-presidente destaca que os laços de São João Del Rey com o Regimento Tiradentes são imensos.
“Porque por aqui passaram vários oficiais como o paranaense Marechal Ciro do Espírito Santo Cardoso. Ele serviu como tenente no final da década de 20. Era tio do Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente da República. Casou-se com a Dona Ritinha, são-joanense. Chegou a ser ministro da Guerra do governo Getúlio Vargas. E depois de reformado, residiu em São João Del Rey”.
O magistrado também relata que o tenente gaúcho, Mozart Dornelles, que também chegou a general, casou-se com a irmã do ex-presidente Tancredo Neves.
“São os pais do ex-ministro Francisco Osvaldo Neves Dornelles. O capitão Montenegro, quando eu era menino, Nilton Montenegro, era um grande violeiro e era vizinho dos meus pais. Eu me lembro muito das serestas que eles faziam. Eu tinha ali meus 4, 5 anos de idade. O filho mais velho dele, com a esposa Elvira, aprendeu a tocar violão aqui em São João Del Rey e hoje é o famoso Oswaldo Montenegro. Então, são muitas histórias que me entrelaçam profundamente com São João Del Rey e com o regimento Tiradentes”.
Fonte: TJMG