A sessão da 4ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizada nesta quinta-feira, 4 de setembro, foi marcada pelas homenagens ao desembargador José Carlos Moreira Diniz, que se despediu da Magistratura após 43 anos de dedicação à carreira, sendo 22 deles no TJMG. Colegas magistrados e magistradas, representantes do Ministério Público, da advocacia, servidores e familiares participaram da solenidade, que celebrou a trajetória do desembargador, reconhecido por sua retidão, simplicidade e compromisso com a Justiça.

A sessão foi aberta pela desembargadora Alice Birchal, presidente da 4ª Câmara Cível, que destacou a honra de ter convivido com Moreira Diniz e sua dedicação exemplar ao Poder Judiciário. As manifestações se sucederam, reunindo palavras de admiração, gratidão e afeto ao magistrado que encerra sua carreira no tribunal.

O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, ressaltou a grandeza do momento, misto de alegria e tristeza. “Hoje o Tribunal se despede de um grande magistrado, um grande julgador. Sentiremos falta de sua presença nos colegiados. Mas tenho certeza de que a família terá a ventura de contar com a presença de vossa excelência de forma integral. Com a consciência de que sua missão foi cumprida com muita elegância e dedicação, teremos agora o desembargador Moreira Diniz na história do Tribunal de Justiça de Minas Gerais”, disse.

Em vídeo, o ministro do STJ Afrânio Vilela também prestou homenagem, ressaltando a trajetória íntegra do colega e amigo Moreira Diniz. “O mundo jurídico perde seus julgamentos, seu pronunciamento sempre crítico e justo. Eu o admiro como pai, cidadão, marido, avô e, sobretudo, como juiz retilíneo. Seus exemplos estarão incrustados para sempre na história do Judiciário mineiro”.

Em nome da Amagis, a presidente Rosimere Couto falou da admiração da magistratura mineira pelo homenageado. “Fará com certeza falta nesse tribunal, no Órgão Especial e, também, na primeira instância, diante da ausência de suas brilhantes decisões. Que essa nova etapa seja tão frutífera quanto foi sua carreira na magistratura”, disse.

O desembargador José Fernandes Filho, ex-presidente do TJMG, fez uso da palavra e lembrou-se do desembargador Erotides Diniz, pai do magistrado, afirmando que a trajetória luminosa do pai se reflete na vida e na carreira de Moreira Diniz.

O decano da 4ª Câmara, desembargador Kildare Gonçalves, falou em nome de  todos os integrantes da Câmara e ressaltou a grandeza humana e profissional do colega. “O desembargador Moreira Diniz é um exemplo de honradez, sabedoria, prudência, equilíbrio e retidão. Deixa-nos o exemplo do juiz estudioso, trabalhador, justo e corajoso”.

A desembargadora Ana Paula Caixeta também se manifestou, lembrando que a despedida é um momento de humanidade e amizade. Em sua fala, citou um trecho dedicado ao homenageado:“Existe um tipo de riqueza que não precisa de cofres, nem de conta bancária. É a riqueza da amizade. Só ela é capaz de atravessar as estações e permanecer intacta a qualquer tempo”. “É isso que desejo à vossa Excelência: a humanidade e a perpetuação da amizade”, finalizou.

Durante a solenidade, familiares também prestaram homenagens. A filha Paula agradeceu pelo exemplo e afeto do pai, enquanto o neto André, em nome dos demais netos, expressou com simplicidade e carinho a admiração pelo avô.

Ao final, o desembargador Moreira Diniz agradeceu emocionado pelas manifestações recebidas, lembrando sua trajetória e os aprendizados acumulados. “São 43 anos de magistratura e 22 anos de tribunal. Achei que não iria sentir falta porque estou muito cansado, mas estou muito sentido. Foi um privilégio ser membro do TJMG, da 4ª Câmara Cível. Agradeço a todos os colegas, servidores e assessores que caminharam ao meu lado”, afirmou.