Sede própria foi conquista da classe
Prédio da Amagis foi inaugurado na gestão Lincoln Rocha
Com a força e união da Magistratura mineira, a Amagis inaugurou, no dia 21 de maio de 1983, sua sede própria no Bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte. O prédio, batizado como o nome do desembargador Lincoln Rocha, foi construído na primeira gestão dele no comando da Associação (1982–1985) e, neste mês, completa 37 anos.
O terreno para a construção do prédio foi doado, em dezembro de 1979, pelo então prefeito de Belo Horizonte Maurício Campos, e a escritura foi lavrada em janeiro de 1980. Definido o local de construção da sede, o próximo desafio seria conseguir os recursos necessários para a construção do prédio.
Em entrevista aos pesquisadores do Memorial da Amagis, o desembargador Caetano Carelos, tesoureiro da gestão da época, disse que todo o dinheiro arrecadado com as contribuições dos associados era aplicado nos bancos. Foi assim, com o apoio da Magistratura mineira, que a sede da Amagis foi construída. Para Carelos, a construção do prédio foi um dos marcos para o progresso da Associação.
Antes de inaugurar o edifício-sede, a Amagis contava com uma sede campestre na Pampulha (norte de BH), inaugurada em 30 de fevereiro 1982, onde eram realizadas confraternizações e que, por isso, davam ao imóvel um caráter mais social. Nesse período, a Associação funcionava administrativamente em uma sala cedida pelo TJMG.
Após a inauguração da sede, o desembargador Lincoln Rocha resolveu investir na construção do Parque Esportivo da Amagis, conforme disse a viúva do magistrado, pensionista Maria Auxiliadora Libânio Rocha, aos historiadores do Memorial da Amagis. “Quando ele resolveu fazer essa sede, a Amagis não tinha mais dinheiro. Ele foi ao banco e arrumou um empréstimo alto. Quando ele chegou em casa, fiquei muito brava”, revelou Maria Libânio e completou: “E assim era nossa vida. A Amagis era tudo na vida dele. Tudo, tudo, tudo. Ele não media consequências com a Amagis”, comentou.
Atualmente, o Parque Esportivo da Amagis oferece aos associados sauna, piscinas aquecidas, academia, salão de jogos, quadras poliesportivas e restaurante. No mesmo espaço, funciona o Centro de Apoio ao Magistrado em Trânsito, com 16 apartamentos destinados aos associados do interior que estejam de passagem por Belo Horizonte.
Nesses 36 anos, a sede da Amagis passou por várias reformas, seja de manutenção, ampliação ou modernização de suas instalações. Nela, funcionam o gabinete da Presidência da Amagis, a Assessoria de Comunicação, os Departamentos de Administração e Patrimônio, Jurídico, Financeiro, Pessoal, de Informática, a Comissão de Segurança. E mais, o Amagis Saúde, ambulatórios da assistência odontológica e médicos do programa ‘Amor à Vida’, Memorial da Amagis, auditório e o salão de festas. No prédio, funcionam várias salas alugadas para terceiros, cuja locação gera renda para a Associação.