Um encontro agradável, leve e informativo. Foi assim a Ação Outubro Rosa, realizada na noite desta terça-feira, 25/10, pela Amagis. Com participação da jornalista e escritora Roberta Zampetti e do médico Roberto Porto Fonseca, a prevenção, o autocuidado e a longevidade foram os temas centrais do evento que contou com a presença de magistrados, magistradas, pensionistas e familiares, além dos associados que assistiram remotamente.

Encontro aconteceu no auditório da Amagis

O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, parabenizou a Amagis Saúde, na pessoa do vice-presidente Jair Francisco dos Santos, e a Amagis Mulheres, na pessoa da coordenadora Roberta Chaves.

“São iniciativas importantes que proporcionam este momento tão agradável para falarmos de enfrentamento a questões que dizem respeito à mulher, à mãe, à esposa, às filhas, às nossas famílias que não nossos bens mais caros”, disse o presidente cumprimentando e agradecendo as presenças de todos.

A juíza Roberta Chaves, coordenadora da Amagis Mulheres, também usou a palavra para agradecer a todos os envolvidos na promoção do evento, que torna o momento tão acolhedor e prazeroso. “O autocuidado é muito importante e devemos, todos nós, estar atentos a isso. É um presente para nós ter os palestrantes aqui para tratarmos também sobre esse tema. Todos nós estamos envelhecendo, amadurecendo e não devemos deixar o autocuidado para depois”, ressaltou a magistrada.

Prevenção e autocuidado

O médico Roberto Porto Fonseca, diretor institucional do Grupo Oncomed e Instituto Orizonti, abordou o câncer de mama, trouxe estatísticas e apontou a importância da prevenção. Para ele, o Outubro Rosa é fundamental porque traz a conscientização da necessidade de discutir um tema que, segundo o médico, infelizmente ainda é um tabu no nosso País. “Me formei há 48 anos e, quando me formei, conseguíamos curar em torno de 25% dos tumores malignos que acometem os seres humanos. Hoje, já ultrapassamos a meta de 70%. E o restante que ainda não conseguimos curar, diz respeito à falta de conscientização, do medo e do tabu. Não temos que ter medo. Das doenças crônico-degenerativas, a que mais cura é o câncer”, afirmou o oncologista Roberto Porto. Ele destacou a necessidade do autoconhecimento do corpo para a busca da prevenção.

 

Longevidade

Autoconhecimento, autocuidado e longevidade estiveram na fala da jornalista e escritora Roberta Zampetti. Autora do livro “Sou 60”, a jornalista contou sua experiência ao chegar aos 60 anos e, de uma forma descontraída, levou os presentes à reflexão da importância de se cuidar. “Nós precisamos ser em primeiro lugar. Isso não é egoísmo. Precisamos criar uma cultura de cuidado, que ainda não temos. Até para ajudar o outro, precisamos estar bem”, afirmou. Roberta destacou dados do IBGE que mostram que temos, atualmente no Brasil, mais avós do que netos; mais pessoas com mais de 50 anos do que com menos de 30. “Sempre é tempo de nos cuidar. Cuide de você porque você merece!”.

A palestra foi transmitida pelo canal da Amagis no Youtube.Clique aqui para assistir. (A transmissão pode ser acessada apenas pelos associados à Amagis, sendo necessária a utilização dos dados do cadastro na Associação - login e senha, que deverão ser digitados na área do associado na parte superior deste site). 

Veja mais fotos abaixo: