A comarca de Açucena, no Vale do Rio Doce, completa 60 anos e, para comemorar, a Câmara Municipal vai homenagear autoridades que contribuíram de alguma forma para o desenvolvimento da cidade. O desembargador Sérgio Resende, presidente do TJMG, receberá o título de cidadão honorário de Açucena. Os desembargadores Nelson Missias de Morais, assessor especial da presidência da Amagis; e Alvim Soares, vice-corregedor-geral de Justiça, receberão a medalha de Honra ao Mérito Siman José.

Açucena foi a primeira comarca em que atuaram, como juízes, Nelson Missias e Alvim Soares. Os dois magistrados já receberam o título de cidadão honorário da cidade.

Fórum


Ainda como parte das comemorações do aniversário da comarca, será lançada, nesta tarde, a pedra fundamental do novo prédio do fórum local. A comarca de Açucena foi instalada há 60 anos. Em 2005, o prédio em que o fórum da comarca funciona, foi tombado e incorporado ao patrimônio histórico do município. O novo prédio será construído em uma área que fica em frente. Serão investidos, de acordo com o TJMG, R$2,4 milhões para a construção, que terá cerca de 1.000 m² de área construída.

Diversas autoridades participarão da solenidade, entre elas o juiz de Ipatinga (que responde pela comarca de Açucena), Marcelo Gonçalves de Paula; o prefeito de Açucena, Ademir José Siman, e o presidente da Câmara Municipal de Açucena, vereador Valzemir José Duarte. Edelson de Miranda, que foi prefeito da cidade entre os anos de 1963 e 1966, será homenageado. O evento começa às 15h, na quadra Poliesportiva, que fica na Rua Demerval Pimenta, no centro do município.