Dezenas de juízes e desembargadores mineiros compareceram hoje na comarca de Açucena para prestigiar o vice-corregedor Geral de Justiça de Minas Gerais e presidente da 7ª Câmara Cível do TJMG, desembargador Alvim Soares, que foi homenageado com o título de Cidadão Honorário do município. “É com muita alegria que retorno a Açucena, onde iniciei minha carreira, para receber o título de cidadão honorário. Quando fui juiz na comarca, na década de 70, eu e minha família fomos muito bem recebidos e fizemos amizades verdadeiras. É com muita emoção que recebo o título, sabendo que Açucena foi uma das comarcas onde atuou o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, que foi um dos grandes nomes do Judiciário que passaram pela cidade. A atuação de Nelson Missias em Açucena foi o início da liderança que se consumou com a presidência da Amagis, trazendo muitas vitórias para a magistratura mineira”, disse.
A indicação do título foi do presidente da Câmara Municipal de Açucena, vereador Abdo Siman Filho. “O desembargador Alvim Soares é grande merecedor do titulo que recebeu hoje. Sempre se destacou pela maneira com que conduziu os trabalhos, com muita seriedade e dedicação. O desembargador tem sido um defensor da nossa comarca. É uma pessoa que nos acompanha e que manifesta o maior carinho com o nosso município”, afirmou o parlamentar.
O presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, esteve presente na solenidade. “O desembargador Alvim Soares é um paradigma de magistrado e uma referência para toda a magistratura. Haja vista que, mais de 30 anos depois que ele saiu da comarca, é homenageado e reconhecido como uma das figuras mais importantes que passaram por Açucena” disse.
A homenagem ao desembargador fez parte da comemoração dos 59 anos de instalação da comarca de Açucena e foi realizada na Quadra Poliesportiva, no centro da cidade.
Natural de Mar de Espanha, Zona da Mata Mineira, o desembargador Alvim Soares formou-se em Direito pela Universidade de Juiz de Fora, em 1969. Iniciou a carreira de magistrado em Açucena em 1974, onde ficou por quatro anos. Passou pelas comarcas de Ipanema, Muriaé e Belo Horizonte. Em 1992, atuou como juiz do Tribunal Regional Eleitoral e foi vice-presidente do extinto Tribunal de Alçada. Assumiu o cargo de desembargador do TJMG em dezembro de 2001. Desde outubro de 2008, é vice-corregedor geral de Justiça de Minas Gerais.