O juiz Adilon Cláver de Resende tomou posse na tarde desta terça-feira (13) como integrante substituto do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais, na classe juiz de Direito. Ele assume a vaga aberta com o encerramento do biênio, em 11 de julho, do também juiz Bruno Teixeira Lino.

O desembargador Marcos Lincoln dos Santos, presidente do TRE, ressaltou as qualidades do empossando, “um profissional digno de minha admiração, por sua integridade e dedicação no exercício da magistratura”. Ele desejou sucesso nessa nova etapa da vida profissional e afirmou que o TRE o recebe de portas abertas, colocando à disposição todos os serviços necessários ao bom desempenho de suas funções, “para trabalhar para o bem do povo de Minas Gerais”.

A saudação de acolhida, em nome da Corte Eleitoral, foi feita pelo juiz Luiz Carlos Resende e Santos, amigo do empossando há mais de 30 anos. O magistrado fez um breve relato da trajetória de vida de Adilon Resende. Desejou boas vindas, destacando que ele tem muito a ensinar.

O juiz recém empossado Adilon Cláver de Resende agradeceu as palavras dirigidas a ele e se disse honrado em integrar a Corte Eleitoral, onde tem vários amigos. Ressaltou que vem para somar e colocar sua experiência profissional a serviço da Justiça Eleitoral. Agradeceu também à esposa e demais familiares pelo apoio ao longo da carreira.

A solenidade de posse foi transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube. Participaram os demais integrantes da Corte Eleitoral, e, entre outras autoridades, o desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o advogado Raimundo Cândido Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil; o juiz Paulo Tamburini, juiz auxiliar da Presidência do TRE; a juíza Lívia Borba, diretora da Escola Judiciária Eleitoral do TRE; esposa, filhos e outros familiares do empossado.

Perfil

Natural de Rio Paranaíba/MG, Adilon Cláver graduou-se em Direito pela Faculdade de Direito de Sete Lagoas e também tem graduação em Magistério, pelo Cefet-MG. Ingressou na magistratura em setembro de 1998, tendo atuado nas comarcas de Sete Lagoas, Ribeirão das Neves, Várzea da Palma, Unaí, e Belo Horizonte. Foi juiz eleitoral na 310ª Zona Eleitoral de Várzea da Palma de 2005 a 2006 e também na 333ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte, de 2017 a 2019.

Atuou com juiz auxiliar da Corregedoria-Geral de Justiça, do TJMG, em 2012 e no período de 2014 a 2016 e como juiz auxiliar da Vara Infracional da Infância e Juventude de Belo Horizonte, de 2009 a 2012.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito, originários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Cada membro titular possui um substituto da mesma classe. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Fonte: TRE-MG