Durante dois dias, Magistrados e especialistas de todo o País vão discutir a capacitação de profissionais que atuam na área da infância e adolescência com o curso “Adoção: um novo nascimento”- promovido pelo Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente de Santo Ângelo (Cededica), do Rio Grande do Sul. Todas as atividades ocorrerão na sede da Escola Nacional da Magistratura (ENM), nos dias 13 e 14 de junho. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no sitewww.cededica.org.br. As vagas são limitadas.
Entre os temas pautados para discussão nos seminários, estão: os direitos fundamentais na infância e adolescência; a nova Lei de Adoção; trabalho de redes; desenvolvimento infantil; preparação de pais adotivos; preparação de criança para adoção, entre outros. Ao todo, são 24 horas-aulas com certificação para os participantes que se dividem entre Magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, conselheiros e profissionais que atuam no serviço de gestão de políticas públicas de assistência social, saúde e educação.
De acordo com coordenador da área da Criança e do Adolescente da ENM, João Batista Costa Saraiva, é preciso discutir esse tema. “Os seminários visam qualificar todos esses operadores para o sistema de adoção, pois é importante discutir questões que acolham essa ideia e a redimensionem na sociedade”, argumentou Saraiva.
Em 2010, o primeiro ciclo do projeto percorreu diversas cidades brasileiras e envolveu cerca de 4.500 profissionais do Sistema de Garantia de Direitos, órgão vinculado à Secretaria dos Direitos Humanos (SDH), e que tem por objetivo articular e integrar as instâncias públicas governamentais e da sociedade civil para promover a defesa e o controle dos direitos da criança e do adolescente. A iniciativa resultou na publicação “Adoção: O Encontro de Duas Histórias”. O trabalho visa a homogeneização das práticas de adoção e aborda questões que envolvem as peculiaridades da sociedade brasileira. Em 2011, a ideia é trazer novas contribuições para o aperfeiçoamento do processo de adoção no Brasil.
Outros seminários ocorrerão nos dias 2 e 3 de junho, em Vitória (ES). Informações:flaviana@amb.com.br ou (61) 2103- 9002.
Fonte: AMB