Um grupo de adolescentes assistidos pela Associação de Apoio à Criança e ao Adolescente (Criap) da Comarca de Santos Dumont recebeu oito das dez medalhas em disputa nos Jogos Escolares de Minas Gerais, realizados na cidade de Lavras, entre os dias 11 e 16 de julho. A competição contou com a participação de cerca de 4.500 alunos, de 962 escolas públicas e privadas, representando 292 municípios.

criap Foto: Divulgação

Diante do êxito dos alunos, quatro dos assistidos pela Criap foram selecionados para participar dos Jogos Escolares da Juventude, evento estudantil esportivo que é considerado o maior do Brasil e será realizado em João Pessoa, em setembro.

A Criap foi fundada em 2008 pelo então juiz da Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Santos Dumont, Jander Maurício Brum, com o objetivo de fomentar a prática esportiva para retirar crianças e adolescentes da ociosidade e transmitir valores de cidadania, éticos e morais. Obadminton, esporte adotado pela associação para o trabalho com os jovens, foi uma das modalidades dos jogos escolares em Lavras e envolveu a participação de 160 estudantes mineiros.

criap

Foto: Divulgação


Com a aposentadoria do juiz idealizador da iniciativa, os demais magistrados da comarca continuam incentivando o projeto. Entre eles, um apoiador é o juiz da Vara de Execuções Criminais, Marcelo Alexandre do Valle Thomaz, que ressalta a importância do esporte para a formação e o desenvolvimento de crianças e adolescentes.

Considerado o esporte de raquete mais rápido do mundo, o badminton requer muita concentração e velocidade. É semelhante ao tênis, mas nele a bola é substituída por uma peteca. O objetivo do competidor é fazer a peteca tocar a quadra adversária – aquele que a deixar cair dentro do seu lado da quadra ou rebatê-la para fora perde a jogada.

Penas pecuniárias

A Criap tem suas atividades financiadas por penas pecuniárias. Nos termos do Provimento Conjunto 27/2013 do TJMG/CGCMG e da Resolução 154 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), todos os valores arrecadados com a aplicação da pena de prestação pecuniária, objeto de transações penais e sentenças condenatórias, poderão ser utilizados pelo juízo da execução para melhoria do sistema prisional de sua área de jurisdição e também para contemplar projetos sociais voltados para crianças, adolescentes e idosos.

O projeto social atende hoje, em média, a 120 crianças e adolescentes na comarca, que é composta pelos Municípios de Santos Dumont, Aracitaba, Ewbank da Câmara, Oliveira Fortes e Paiva, além dos Distritos de Conceição do Formoso, Dores do Paraibuna, Mantiqueira e São João da Serra. As atividades acontecem no espaço físico do 4º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada, por meio de parceria firmada com a instituição.

Fonte: TJMG