A Advocacia-Geral do Estado de Minas Gerais (AGE-MG) realizou a entrega de sua Medalha do Mérito, nesta sexta-feira, 29/9, em evento no Palácio das Mangabeiras, região Centro-Sul de Belo Horizonte.

A entrega da Medalha em 2023 faz parte das comemorações dos 20 anos da instituição, criada em 11 de julho de 2003 por meio da Emenda à Constituição Mineira nº 56, que unificou a Procuradoria-Geral do Estado e a Procuradoria-Geral da Fazenda Estadual.

AGE-MG reforça compromisso com os mineiros durante a entrega de sua Medalha do Mérito




Este ano, os agraciados foram:

Presidente do Tribunal Regional Tribunal Regional Federal da 6ª Região, desembargadora Mônica Jacqueline Sifuentes.


1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Alberto Vilas Boas Vieira de Sousa.



Comandante-Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Rodrigo Piassi do Nascimento.



Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais, coronel Erlon Dias do Nascimento.



Coordenador Administrativo do Centro Estadual de Autocomposição de Conflitos e Segurança Jurídica do Ministério Público de Minas Gerais, promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira.




Superintendente do Crédito e Cobrança da Secretaria de Estado de Fazenda, Leonardo Guerra Ribeiro.



Procuradora do estado Nilza Aparecida Ramos Nogueira.



Procurador do estado Roney de Oliveira Júnior.




Procurador do estado Luiz Marcelo Carvalho Campos (in memoriam). A medalha foi recebida pela esposa do procurador, senhora Izabela Campos.



Servidor da AGE Sanderson Renato Martins.




A presidente do TRF-6 foi a oradora do evento. Em suas palavras, ela ressaltou a importância da AGE-MG para a advocacia pública do estado e enalteceu o empenho da instituição em favor da administração pública.



Em seu discurso, o advogado-geral do estado, Sérgio Pessoa de Paula Castro, agradeceu a todos os procuradores do estado, advogados autárquicos, servidores do administrativo e demais colaboradores da AGE-MG pelos relevantes serviços prestados à administração pública.

“A AGE-MG, enquanto instituição essencial à Justiça, como consagrado no art. 1º-A da Lei Complementar Estadual nº 83 (28.01.2005), tem se consolidado como órgão de relevo na promoção de profundas mudanças estruturais sob a ótica da desjudicialização e do diálogo na busca do interesse público”, discursou Sérgio Pessoa, que ainda citou versos do poema “O Constante Diálogo”, do mineiro Carlos Drummond de Andrade (1902-1987), para destacar a importância do diálogo nas relações jurídicas:

“Sobre a importância do diálogo em nossa instituição, e na sua perenização, mesmo nos momentos de silêncio, cito as lições do nosso saudoso poeta mineiro Carlos Drummond de Andrade, em seu poema “O Constante Diálogo”:

“Escolhe teu diálogo e

tua melhor palavra

ou

teu melhor silêncio.

Mesmo no silêncio e com o silêncio

dialogamos.”




*Com informações da AGE-MG