O Instituto de Ciências Penais (ICP), a PUC Minas e o América Futebol Clube realizaram solenidade em homenagem póstuma ao advogado Guilherme José Ferreira da Silva, que faleceu em 13 de dezembro do ano passado. A Amagis foi representada na cerimônia pelo desembargador Alexandre Victor de Carvalho, de quem Guilherme Ferreira foi assessor por 13 anos.

Homenagem 1

O evento foi realizado na sede administrativa do América, cujo auditório recebeu o nome do homenageado, e contou com palestra do desembargador aposentado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) e especialista em Direito Penal, Amilton Bueno de Carvalho.

O advogado era coordenador do curso de direito da PUC Minas e conselheiro do América Futebol Clube. Ele sofreu um acidente automobilístico na BR 040, entre Belo Horizonte e Nova Lima, no qual também faleceram sua esposa e os dois filhos do casal.

Homenagem 2

Guilherme José Ferreira da Silva era formado em Direito pela PUC Minas, mestre (2002) e doutor (2008) em Direito pela UFMG, na área de Ciências Penais. Foi coordenador do Colegiado do Curso de Direito e professor de Direito Penal da PUC Minas. Professor de Teoria do Crime na Pós Graduação em Direito Penal da Faculdade Milton Campos. Foi membro titular do Conselho Penitenciário do Estado de Minas Gerais. Atuou na área de Direitos Humanos, tendo sido membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos de Minas Gerais- CONEDH- MG. Integrou a Comissão de Indenização às Vítimas de Tortura - CEIVT - além de ter sido vice-presidente do Programa Mineiro de Proteção às Testemunhas e Vítimas de Crimes. É autor do livro “A Incapacidade Criminal da Pessoa Jurídica”