O governador Romeu Zema nomeou o advogado Henrique Abi-Ackel Torres para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). A nomeação foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado no dia 16 de junho.
Henrique Abi-Ackel vai ocupar vaga do Quinto Constitucional destinada a membros do Ministério Público ou advogados com mais de dez anos de profissão. O novo desembargador do TJMG integrou lista tríplice, enviada pelo Pleno do TJMG ao governador, junto aos nomes dos advogados Antônio Marcos Nohmi e Leonardo de Faria Beraldo.
Currículo
O advogado criminalista é doutor em Direito na Universidade de Sevilha (Espanha), pesquisador e professor convidado do Instituto Andaluz Inter Universitário de Criminologia da Universidade de Sevilha (Espanha), professor convidado da pós-graduação (lato sensu) do IEC - PUC Minas e PUC Minas Virtual e professor do Curso de Direito da Faculdade de Milton Campos.
Bacharel e mestre em Direito pela Faculdade Milton Campos, Abi-Ackel é especialista em Vitimologia pelo Instituto Andaluz Inter Universitário de Criminologia da Universidade de Sevilha (Espanha), revisor da Revista de Estudios Sociales, Jurídicos y Humanos da Universidade de Bogotá - Jorge Tadeo Lozano (Colombia), além de autor de livros, capítulos e artigos técnicos em publicações especializadas.