Foto do integrante da Corte Eleitoral Marcelo Vaz Bueno.

O advogado Marcelo Vaz Bueno (foto) tomou posse na tarde desta quarta-feira (29) como membro efetivo da Corte Eleitoral mineira, na classe de jurista. Ele retorna para exercer o seu segundo biênio, uma vez que já integrou a Justiça eleitoral mineira no período de junho de 2019 a junho de 2021. O novo integrante foi nomeado pelo Presidente da República no dia 16 de setembro.

Patrícia Henriques, integrante da Corte também na classe jurista, saudou o reconduzido em nome do Tribunal, dizendo da satisfação do colegiado em recebê-lo novamente, e que a nomeação para mais um biênio demonstra o reconhecimento da capacidade de trabalho, estando pronto para o desafio das eleições de 2022. Em nome do Ministério Público Eleitoral, manifestou-se o procurador regional eleitoral, Ângelo Giardini, e, em nome da OAB, o advogado Raimundo Cândido Neto.

O novo integrante da Corte agradeceu a todos os presentes e, especialmente, aos seus familiares. Disse, mais, que criou vários amigos no seu primeiro biênio no Tribunal, e que “trabalhou com afinco, parcimônia e discrição”. Reafirmou, aos membros da Corte e à sociedade brasileira, “o compromisso com a instituição e com a democracia”.

O presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln, encerrou a solenidade, destacando o desafio diário da superação, da necessidade de renovação e apoio para quem abraçou a carreira do serviço público e da dedicação à causa da sociedade. “O compromisso é muito grande com o trabalho que desenvolvemos, com a instituição da qual fazemos parte e, principalmente, com o cidadão”. Com essas palavras, cumprimentou o advogado Marcelo Bueno, elogiando a sua trajetória no primeiro biênio no TRE e os conhecimentos jurídicos na matéria eleitoral, e finalizou com o adágio popular: “o bom filho à casa torna”.

A solenidade de posse foi transmitida ao vivo no canal do TRE no YouTube. Estiverem presentes na sala virtual os demais integrantes da Corte Eleitoral, e, entre outras autoridades, o desembargador Gilson Soares Lemes, presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais; o promotor de justiça Edson Resende de Castro, representando o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, além da esposa e outros familiares do empossado.

Trajetória

Natural de Poços de Caldas, Marcelo Vaz Bueno é graduado em Direito pela Centro Universitário de Belo Horizonte – Uni-BH (2006), com especialização em Direito Civil pela Faculdade de Direito Milton Campos de Belo Horizonte. É advogado militante há mais de dez anos, exercendo atualmente as suas atividades no escritório “Soares e Capobianco Sociedade de Advogados”É membro colaborador da Comissão de Sociedade de Advogados e da 4ª Turma do Tribunal de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais.

Composição

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral é composta por sete membros titulares, sendo dois desembargadores e dois juízes de direito, originários do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, um juiz oriundo da Justiça Federal e dois juristas, indicados pela OAB e nomeados pelo Presidente da República. Cada membro titular possui um substituto da mesma classe. Os integrantes atuam por dois anos, podendo ser reconduzidos por mais um biênio.

Fonte: TRE-MG