O eleitor da Capital ainda pode agendar dia e horário para fazer o cadastramento biométrico nas Centrais de Atendimento do TRE em BH no mês de outubro. O agendamento pode ser feito pelo site do TRE-MG ou peloDisque-Eleitor (148). Até 21 de outubro, mais de 14 mil eleitores belo-horizontinos já haviam se identificados biometricamente.

O cadastramento biométrico em Belo Horizonte começou em setembro e, desde então, os eleitores que procurarem as Centrais de Atendimento (em Lourdes, na Cidade Nova, no Barreiro e em Venda Nova), das 8h às 17h, para algum serviço – alistamento, segunda via, transferência – serão cadastrados por meio dacoleta de suas digitais e de fotografia, feita no momento do atendimento. Para tornar a sua estadia no cartório eleitoral mais rápida, o eleitor pode agendar o dia e o horário em que será atendido. Quem precisar pode, ainda, solicitar uma certidão de comparecimento à Justiça Eleitoral com o objetivo de justificar eventual ausência ou atraso em seu trabalho.

Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve levar um documento de identificação oficial com foto, comprovante de endereço, título de eleitor (se tiver) e CPF (se tiver). Se for o caso da primeira inscrição como eleitor, os do sexo masculino devem apresentar também o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório. Para a primeira inscrição, a carteira de motorista e o passaporte não serão aceitos, por não terem todos os dados necessários à identificação do cidadão.

Apesar de o cadastramento biométrico na Capital ainda não ser obrigatório, o eleitor que quiser votar em 2016 por meio da identificação biométrica de seus dados deve procurar as Centrais de Atendimento o quanto antes, já que o cadastro nacional de eleitores é fechado no início de maio de 2016 e só reabre após as eleições.

Outros municípios

O cadastramento biométrico não obrigatório também já pode ser feito em Contagem, Betim, Uberlândia, Juiz de Fora, Montes Claros, entre outros municípios. Nessas cidades, também pode ser feito o agendamento via internet ou Disque-Eleitor (custo de uma ligação local).

Em alguns casos, envolvendo cidades menores, o cadastramento biométrico é obrigatório, já que é feito por meio de revisão eleitoral, e tem um prazo para o comparecimento do eleitor, sob pena de cancelamento de seu título. Confira todos os municípios que passam pelo recadastramento obrigatório e pela biometria ordinária (não obrigatória) na página Biometria em Minas Gerais.


Fonte: TRE-MG