O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, e o presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias, participaram hoje da solenidade de posse do novo presidente do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), Sérgio Gusmão Suchodolski. A cerimônia foi realizada no auditório do BDMG e contou com a presença do vice-governador do Estado, Paulo Brant, que representou o governador Romeu Zema, além de autoridades e representantes dos Poderes Legislativo e Executivo.
Durante seu discurso, Sérgio Gusmão falou sobre o atual cenário econômico do Estado de Minas Gerais que, segundo ele, exige criatividade e austeridade para com as despesas. "É preciso pé no chão, sempre, sem ilusão de resultados milagrosos e instantâneos. Precisamos ter total clareza e consciência de que o Estado está enfrentando extrema vulnerabilidade, por isso, é necessário velocidade e criatividade na implementação de projetos, mas, ao mesmo tempo, temos que garantir a estabilização e retorno do equilíbrio das contas públicas no médio e longo prazo", afirmou o presidente empossado, reforçando a importância da cooperação com o setor privado e do apoio do governo de Minas Gerais.
Ao fazer uso da palavra, o vice-governador Paulo Brant contou um pouco da história do BDMG e parabenizou toda a equipe que compõe o Banco, presidido agora por Sérgio Gusmão. O vice-governador defendeu a transformação digital e destacou que a economia mineira deve ser repensada a partir das possibilidades que estão abertas. “O BDMG é um grande espaço para isso. É um Banco que tem uma tradição bancária, nunca foi inadimplente, mesmo na situação mais dramática que tenha passado, sempre honrou religiosamente com todos os seus compromissos”, disse Paulo Brant. De acordo com ele, o mundo está cheio de dinheiro, o que precisamos é de criar um ambiente de negócios, segurança jurídica e bons projetos. “Desta forma, certamente vamos sair dessa crise muito melhor que entramos”, concluiu.
O desembargador Alberto Diniz desejou uma gestão profícua ao novo presidente, certo de que o BDMG manterá o alto nível na parceria com as instituições e interlocução com os Três Poderes em prol do desenvolvimento de Minas Gerais.
Sérgio Gusmão
Sérgio Gusmão Suchodolski é natural de São Paulo, bacharel em Direito pela USP, com mestrado em Direito, pela Harvard Law School, e em Comércio Internacional, Economia e Ciências Políticas, pela Sciences PO – Institut d’Études Politiques, de Paris. Foi diretor-geral do New Development Bank, o banco do BRICS, em Xangai, na China; vice-presidente para Desenvolvimento Corporativo da Continental Grain Company - Arlon Capital Partners, grupo de investimentos com sede nos Estados Unidos; atuou no setor econômico da Embaixada do Brasil em Washington; foi chefe de Gabinete da presidência do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); chefe da Assessoria Internacional da Secretaria de Assuntos estratégicos da Presidência da República; e supervisor de Defesa Comercial do Departamento de Relações Internacionais e Comércio Exterior da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), entre outras funções.