O presidente da Amagis, desembargador Alberto Diniz, participou da inauguração do retrato do desembargador Geraldo Saldanha da Fonseca, corregedor-geral de Justiça no biênio 2018/2020, na Galeria de Retratos dos Ex-Corregedores, no Salão Nobre da Corregedoria-Geral de Justiça do TJMG, nesta terça-feiora, 14/12.

O descerramento da foto foi feito pelo homenageado, sua esposa Raquel Valéria e pelo filho João Leonardo. Muitos amigos e colegas do desembargador Saldanha da Fonseca prestigiaram o evento.

Em seu pronunciamento, o presidente do TJMG, desembargador Gilson Soares Lemes, ressaltou a “gestão muito bem-sucedida” do desembargador Saldanha da Fonseca à frente da Corregedoria. O presidente destacou, entre várias ações, “a expansão do desdobramento do planejamento estratégico do TJMG para várias unidades jurisdicionais, e o impulso à informatização de diversos atos judiciais, o que resultou em maior modernização da nossa Justiça e tornou-a mais célere e eficaz”.


not---retrato-do-Saldanha.jpgO desembargador Saldanha da Fonseca, sua esposa Raquel Valéria e o filho João Leonardo (Crédito: Riva Moreira/TJMG)

O presidente falou ainda sobre a carreira do homenageado, iniciada há mais de 40 anos, “marcada pela coragem para assumir novos desafios”, e sobre a passagem dele pela Corregedoria, momento em que “assumiu, então, a delicada e complexa atribuição de zelar pelos foros judicial e extrajudicial, no comando do órgão que tem a função de orientar, disciplinar e fiscalizar a atuação das unidades que compõem a Justiça de Primeira Instância e os serviços notariais e de registro”. O presidente finalizou agradecendo o homenageado “por todos os avanços” ocorridos durante sua gestão à frente da Corregedoria.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Agostinho Gomes de Azevedo, também destacou a “vasta biografia e a longa história na magistratura mineira” do antecessor. “Com o seu agir sereno, pensamento positivo e sábia liderança, priorizou a gestão compartilhada com os Juízes Auxiliares e Gestores da Corregedoria, em união de competências, especialidades, forças e visões distintas, cada um oferecendo o seu melhor para fortalecimento do todo e fazendo com que o resultado final tivesse ainda mais eficiência e qualidade”, afirmou o atual corregedor.

inda em seu discurso, o corregedor Agostinho Gomes de Azevedo lembrou que durante a gestão do desembargador Saldanha da Fonseca houve três episódios que demandaram “ações e medidas emergenciais e diferenciadas em termos de administração pública” e exigiram “atitudes imediatas e inovadoras”: o rompimento da barragem em Brumadinho, as chuvas de janeiro de 2020, que destruiu processos e equipamentos, e a pandemia da covid 19. 

Agradecimento

Em sua mensagem de agradecimento, o desembargador Saldanha da Fonseca relembrou sua trajetória da Corregedoria, iniciada na gestão do desembargador Paulo Medina, como juiz corregedor, e durante o biênio 2018/20, como corregedor, “momento singular” em sua carreira. “Na Corregedoria, contando com juízes auxiliares e servidores da mais alta qualificação profissional, pude desenvolver profícuo trabalho na condução do foro judicial e extrajudicial”, afirmou. 

A esposa e os filhos também foram citados. “Tudo isso me foi possível graças ao apoio e incentivo de minha esposa Valéria, meus filhos André e João Leonardo, que, mais do que eu, vibraram com a missão que me foi confiada”, afirmou, para, em seguida, parabenizar a atual gestão pelos trabalhos. 

“Se algum mérito tive, grande parte quero compartilhar com todos os servidores, incansáveis e competentes que aqui trabalham”, finalizou, sob aplausos. 

Demais presenças

Além das autoridades já mencionadas e de outros magistrados, participaram ainda da solenidade o 1º e o 2º vices-presidentes do TJMG, respectivamente, desembargadores José Flávio de Almeida e Tiago Pinto; o  juiz auxiliar do 3ª Vice-Presidência, José Ricardo dos Santos de Freitas Veras, representando o 3º vice-presidente do TJMG, desembargador Newton Teixeira Carvalho; o presidente do TRE-MG, desembargador Marcos Lincoln dos Santos; o ex-presidente do TJMG, desembargador Nelson Missias de Morais, o ex-corregedor de Justiça, desembargador André Leite Praça; o superintendente administrativo adjunto do TJMG, desembargador José Arthur de Carvalho Pereira Filho; e o corregedor do TRE-MG, desembargador Maurício Torres Soares.


Fonte: TJMG