O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) realizou, na tarde desta quinta-feira, 11 de dezembro, a solenidade de posse do juiz Alexandre Magno Mendes do Valle, titular da 3ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Uberlândia, no cargo de desembargador do Tribunal. A cerimônia ocorreu no Plenário do Tribunal Pleno e reuniu magistrados, autoridades, familiares e servidores.

Ele foi promovido durante a sessão do Órgão Especial desta quarta-feira, 10/12. O novo desembargador integrará a 6ª Câmara Criminal, na vaga decorrente da remoção da desembargadora Paula Cunha e Silva para a vaga deixada pela aposentadoria da desembargadora Maria Luiza Marilac.


Além da posse, o evento marcou a entrega do Colar do Mérito Judiciário, uma das mais altas honrarias da Justiça mineira, concedida aos desembargadores Francisco Ricardo Sales Costa, Luís Eduardo Alves Pífano, Paulo Fernando Naves de Resende, Fabiana da Cunha Pasqua, Élito Batista de Almeida e ao próprio Alexandre Magno Mendes do Valle.

A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, esteve presente na solenidade, parabenizou o colega e destacou a relevância da trajetória do novo desembargador. “O colega Alexandre Magno honra a magistratura mineira com sua dedicação, equilíbrio e compromisso com a Justiça. Sua promoção é fruto de uma carreira exemplar, construída com seriedade e humanidade”, afirmou.


O presidente do TJMG, desembargador Luiz Carlos de Azevedo Corrêa Júnior, conduziu a sessão e ressaltou o significado institucional do momento. “Toda vez que o nosso Tribunal recebe um desembargador ou recebe uma desembargadora, ele se engrandece. Porque o Tribunal é o resultado do entendimento, da participação e do trabalho de cada um, dos magistrados, das magistradas, dos servidores e servidoras”, afirmou.


Ao dar boas-vindas ao novo integrante, o presidente destacou a importância de sua trajetória. “O desembargador Alexandre chega após quase 30 anos dedicados ao Judiciário, atuando em diversas comarcas e desenvolvendo experiência relevante como juiz auxiliar em segundo grau. Tenho certeza de que teremos aqui mais um colega que irá defender o Poder Judiciário, defender o direito e prestar um serviço de qualidade. Seja muito bem-vindo e pode ter certeza de que o Tribunal de Justiça acolhe Vossa Excelência de braços abertos”, finalizou.

O desembargador Alexandre Magno Mendes do Valle agradeceu a promoção e relembrou sua trajetória. “Foram quase 30 anos de vida e trabalho dedicados ao Judiciário, e eu consagro tudo a Deus, em primeiro lugar. Sou profundamente grato aos servidores, colegas, amigos e a todos que caminharam ao meu lado. E, depois de Deus, agradeço aos meus pais, à minha esposa e aos meus filhos, que sempre me sustentaram nos momentos mais difíceis”, afirmou.


Ele também mencionou desafios vividos ao longo da carreira. “A magistratura é uma missão que impõe grandes responsabilidades, inclusive riscos, como já enfrentei em situações ligadas à área criminal. Por isso, este é um momento de imensa gratidão”, reforçou.

Sobre a nova etapa no segundo grau, Alexandre destacou a importância do trabalho colegiado. “A experiência de colegiado, que já venho vivenciando como juiz de segundo grau, é enriquecedora e amplia nossa compreensão do papel da Justiça. A atuação conjunta fortalece a segurança jurídica e contribui para a pacificação social, porque o jurisdicionado sabe que a decisão resulta do olhar e da reflexão de vários magistrados”, explicou.

Trajetória

Nasceu em Belo Horizonte. Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1992) e especialização em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2005). Ingressou na magistratura em 1996, passando pelo Juizado Especial e pelas Comarcas de São João Evangelista, Paracatu, Araguari, Belo Horizonte e Uberlândia. Atuou também como juiz auxiliar na Segunda Instância.