A comarca de Alfenas, no sul de Minas Gerais, recebeu, nesta terça-feira, 17 de novembro, o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus). Essa foi a 41ª instalação de Cejus neste ano, superando a meta inicial de 40 inaugurações até o fim 2015.
A solenidade de inauguração foi presidida pelo 3º vice-presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e superintendente da Gestão da Inovação, desembargador Wander Marotta, juntamente com a juíza diretora do foro, Andreia Lopes de Freitas. A coordenadora do Cejus de Alfenas, juíza Adriani Freire Diniz Garcia, também estava presente.
Em discurso, o 3º vice-presidente do TJ ressaltou que o Judiciário no País não está sendo capaz de atender as altas demandas em curso. Segundo Wander Marotta, correm hoje no Brasil cerca de 105 milhões de processos, sendo 6 milhões no Estado e, na Comarca de Alfenas, “certamente mais de 20 mil”, afirmou. Ainda de acordo com o desembargador, as soluções de conflitos por meio de conciliação e mediação podem ser uma forma de dar celeridade à resolução dos processos.
Para a juíza Adriani Garcia, o objetivo não se resume em auxiliar o Poder Judiciário a dar conta do grande volume processual, mas também o de contribuir significativamente para a pacificação social.
A solenidade contou com a participação de magistrados, servidores, estagiários, procuradores e representantes da Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), que é parceira do projeto.
O Cejus irá funcionar de segunda a sexta-feira, no primeiro andar do prédio do Fórum Milton Campos, localizado na Praça Doutor Emílio da Silveira, 314, no centro de Alfenas, e terá uma unidade no Núcleo de Prática Jurídica da Unifenas.
Programação
Ainda em novembro serão inaugurados Cejus nas comarcas de Açucena (dia 19) e Guanhães (dia 20). No mês de dezembro, a previsão é que sejam instalados Cejus em mais oito comarcas.
Fonte: TJMG