patos.jpg Autoridades do Judiciário, Legislativo e Executivo reuniram-se hoje, 18, em Patos de Minas para a instalação da Região Eleitoral do Alto Paranaíba e para a solenidade de descerramento do marco fundamental da futura sede do Fórum Regional “Juiz Deiró Eunápio Borges Júnior”, no terreno doado pela prefeitura local.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Baía Borges, disse que a finalidade da instalação da Região Eleitoral é racionalizar, agilizar e facilitar o serviço da Justiça Eleitoral. “Vamos simplificar o serviço eleitoral em todos os níveis: na expedição de títulos, na organização das eleições e nas apurações”, afirmou. Sobre o marco fundamental da futura sede do Fórum Regional, Baía Borges disse ser uma ação importante. “Há escassez de espaço no fórum para o funcionamento do serviço eleitoral. Patos de Minas necessita de um prédio próprio do TRE”, afirmou.

O vice-presidente da Amagis, juiz Maurício Soares, que é membro do TRE, afirmou que o objetivo do Fórum Regional é descentralizar parte da administração do Tribunal. “As urnas da região poderão ser preparadas na própria região, o que vai demandar menos gastos e mais agilidade ao TRE”, disse o magistrado, destacando um dos benefícios da instalação.

O assessor especial da presidência da Amagis, desembargador Nelson Missias de Morais, que representou o presidente da Associação, juiz Bruno Terra na solenidade, destacou ser uma ação importante a instalação do Fórum Regional e da Região Eleitoral na região. “Patos de Minas é uma cidade polo e uma das mais importantes regiões do Estado de Minas Gerais”. Ele ainda disse que essas ações no Alto Paranaíba ganham uma dimensão maior na gestão do desembargador Baía Borges. “O pai dele é de Patos de Minas, ele tem um carinho especial por esta terra, o mesmo que eu tenho. A comunidade está em festa com as ações do dia de hoje”, disse.

A Região Eleitoral do Alto Paranaíba possui 594.633 eleitores e 2.301 seções. Ela é a 5ª Região Eleitoral que está sendo instalada no Estado, depois de Região Eleitoral do Mucuri (com sede em Teófilo Otoni); Região Eleitoral Noroeste (em Paracatu); Região Eleitoral da Mata (em Juiz de Fora) e Região Eleitoral Central (em Belo Horizonte). Outras sete Regiões Eleitorais serão instaladas no Estado.

As Regiões Eleitorais foram criadas em agosto de 2009, na gestão do então presidente do TRE-MG, desembargador Almeida Melo.

Confira os municípios que compõem a Região Eleitoral do Alto Paranaíba:

Zona Eleitoral Cidade
Abaeté
18ª Arcos
17ª Araxá
21ª Bambuí
76ª Carmo do Paranaíba
327ª Campos Altos
96ª Coromandel
104ª Dores do Indaiá
110ª Estrela do Sul
126ª Ibiá
304ª Iguatama
163ª Luz
181ª Monte Carmelo
186ª Morada Nova de Minas
340ª Nova Ponte
210ª e 330ª Patos de Minas
211ª Patrocínio
220ª Piumhi
291ª Perdizes
223ª Pompéu
236ª Rio Paranaíba
243ª Sacramento
254ª

São Gotardo

323ª São Roque de Minas
309ª Três Marias
337ª Tiros

A solenidade de descerramento do marco fundamental da sede do Fórum Regional aconteceu às 16 horas, no Residencial Gramado e a de instalação da Região Eleitoral às 17h30, no auditório da 10ª Região da Polícia Militar, na Rua Aurélio Pereira Caixeta, 430, no bairro Jardim Céu Azul, em Patos de Minas.

* Com informações do TRE-MG