Nesta sexta-feira, 21 de agosto, foi realizada mais uma edição do programa Conhecendo o Judiciário do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). Dessa vez, participaram do programa cerca de 50 alunos do ensino fundamental da rede pública e privada de Varginha que se destacaram em suas classes. Eles vieram acompanhados do presidente da Câmara Municipal, vereador Rômulo Azevedo Ribeiro, de professores e do secretário-geral da Câmara, Robson Almeida.

Eles foram recebidos pelo superintendente da Assessoria de Comunicação Institucional (Ascom), desembargador Luiz Carlos Corrêa Junior, que os saudou em nome do vereador Rômulo Ribeiro. O magistrado falou de sua alegria em receber os estudantes, ressaltando a importância da educação para o desenvolvimento do País, e de sua forte ligação com a comarca de Varginha e outras da região. Contou que foi promotor em Conceição do Rio Verde e Aiuruoca e juiz em Varginha.

O desembargador abordou as funções dos Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo, destacando que ao Judiciário cabe “dar a cada um o que é seu”, julgando conflitos de matérias diversas. Explicou a origem da palavra desembargador, “aquele que desembarga, que julga os embargos”, lembrando que o desembargador é um juiz de direito dos tribunais de justiça de segundo grau”.

Finalizando, ressaltou que Varginha é um “celeiro de grandes homens e mulheres”, e no futuro, eles, estudantes, se lembrarão dessa visita, quem sabe já como advogados, promotores e juízes.

Na sequência, os estudantes assistiram a um vídeo institucional sobre a organização da sociedade e a constituição dos Poderes, fizeram uma visita orientada ao Palácio da Justiça e participaram de júri simulado.

Conhecendo o Judiciário

O TJMG lançou o programa Conhecendo o Judiciário em março de 1999, com o objetivo de criar canais efetivos de comunicação com a sociedade. Entre as ações implementadas estão as visitas orientadas ao Palácio da Justiça e aos fóruns e palestras para estudantes, associações de bairro, ONGs e demais grupos organizados.

São peças de apoio do programa Conhecendo o Judiciário as publicações "Tudo Legal no Tribunal", "Poder Judiciário em Minas Gerais", "TJ Responde" e "Juizados Especiais", além de um vídeo institucional.

Fonte: TJMG