A Amagis abriu, oficialmente, na tarde desta segunda-feira (14), a consulta eletrônica aos magistrados mineiros sobre as eleições para os cargos diretivos do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.
Vote aqui.
O desembargador Dídimo Inocêncio, presidente da Comissão Organizadora da Consulta realizada pela Associação, destacou o momento histórico vivido pela magistratura mineira, que, pela primeira vez, irá se manifestar sobre as eleições do TJMG. O magistrado apontou a importância da participação de toda a magistratura, apesar de o processo de democratização ainda ser parcial.
No último dia 17 de março, o Pleno do Tribunal apreciou e julgou duas emendas ao Regimento Interno. Na primeira, ele ampliou a elegibilidade a todos os 130 desembargadores, mas negou, na segunda, a inclusão do voto dos juízes nas eleições. Por isso, a Amagis tomou a iniciativa de realizar a consulta para que todos os juízes e desembargadores, ativos e inativos, possam participar, ainda que informalmente, do processo de construção do futuro do Judiciário.
Os magistrados terão até o dia 23 de abril para votar eletronicamente, ou por meio de cédula, via Correio, nos candidatos de sua preferência. As eleições do TJMG vão acontecer no próximo dia 28 de abril. O juiz Christyano Lucas Generoso foi o primeiro a votar, por meio eletrônico, e demorou 30 segundos para concluir sua participação na pesquisa.
Candidatos:
PRESIDENTE
- Antônio Carlos Cruvinel
- Doorgal Gustavo Borges de Andrada
- José Tarcízio de Almeida Melo
- Pedro Carlos Bitencourt Marcondes
PRIMEIRO VICE-PRESIDENTE
- Fernando Caldeira Brant
- José Antonino Baía Borges
SEGUNDO VICE-PRESIDENTE
- Dárcio Lopardi Mendes
- Kildare Gonçalves Carvalho
- Márcia Maria Milanez
TERCEIRO VICE-PRESIDENTE
- Luiz Audebert Delage Filho
- Wander Paulo Marotta Moreira
CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA
- Adilson Lamounier
- Antônio Sérvulo dos Santos
- Vanessa Verdolim Hudson Andrade
VICE CORREGEDOR-GERAL DE JUSTIÇA
- Álvares Cabral da Silva
- Marcílio Eustáquio Santos
- Walter Luiz de Melo
Veja aqui como votar.