Com o objetivo de estimular a leitura e a reintegração dos detentos na sociedade, a Amagis apoia o projeto "2ª Chance – Roda de Leitura", e vai arrecadar livros de literatura para recompor o acervo das bibliotecas das penitenciárias mineiras.

Quem puder doar, pode fazê-lo nos seguintes endereços:


- Sede da Amagis (Rua Albita, 194, Belo Horizonte)
- Sala da Amagis no Fórum Lafayette (Av. Augusto de Lima, 1549, Belo Horizonte)
- Seccionais da Amagis

Os livros precisam ser literários (romances, contos, crônicas, etc) e podem ser novos ou usados. Não podem ser livros técnicos.

O projeto

O projeto, promovido pelo Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas) em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Prisional e com o projeto Sempre Um Papo, foi lançado no fim do mês passado e visa sensibilizar e engajar detentos e detentas, funcionando como estímulo para que ocupem seu tempo ocioso, abrindo janelas para mudanças em sua forma de encarar o mundo, além de contribuir para a remissão das penas, segundo recomendação nº 44/2013 do CNJ.

Cada preso terá um prazo de até 30 dias para ler a obra. Ao fim desse período, ele deverá apresentar uma resenha a respeito do assunto abordado no livro, o que possibilitará, segundo critérios de avaliação, a remissão de quatro dias de sua pena. Lendo um livro por mês, o interno poderá remir 48 dias de sua punição.

Ainda dentro do projeto 2ª Chance – Roda de Leitura, estão previstos encontros com um contador de histórias, dinâmicas e rodas de leitura para instigar a curiosidade dos detentos. Serão realizadas também rodas de leitura.

Educação

O projeto 2ª Chance – Roda de Leitura é uma ampliação do programa 2ª Chance – Educação, que capacita os detentos para participar do Enem para Pessoas Privadas de Liberdade.