A Amagis realizou na noite desta quarta-feira, 8, no Dia Internacional da Mulher, evento para destacar a força e a autonomia feminina dentro e fora do Poder Judiciário. Magistradas mineiras, pensionistas e familiares participaram do encontro. A abertura foi feita pelo presidente da Associação, desembargador Maurício Soares.

Cris Guerra

“Por iniciativa da nossa diretoria feminina, nas pessoas da nossa presidente interina juíza Cristiana Gualberto, da vice-presidente de Saúde, juíza Luzia Peixôto, e da diretora sub-secretária juíza Rosimere Couto, decidimos realizar este encontro, abrilhantado pela palestra da escritora Cris Guerra, a quem agradeço a participação”, afirmou o presidente.

Superação

Antes de iniciar a palestra, Cris Guerra agradeceu a Amagis, na pessoa do desembargador Maurício Soares, e a presença de todos, destacando o desafio de falar para uma plateia altamente qualificada.

Palestra

No início da palestra, Cris compartilhou momentos vividos durante a infância em Belo Horizonte, quando, inclusive, reconheceu entre os presentes algumas colegas de escola.

A escritora contou passagens marcantes de sua vida, que muito contribuíram para o seu crescimento pessoal e profissional. Cris Guerra tornou-se mãe em circunstâncias muito particulares: seu marido morreu antes de o filho deles nascer, quando Cris estava no oitavo mês de gestação. Ela contou que a morte do marido trouxe sofrimento, mas também crescimento e transformação. Ao se ver diante de dois sentimentos intensos e opostos, ela buscou na linguagem escrita e visual sua maior aliada.

Cris Guerra

A escritora também relatou sua experiência de criar o filho, Francisco, e a necessidade que surgiu de se reinventar, mostrando a grande força gerada pelo nascimento de uma criança e pelas responsabilidades que crescem com ela. “Francisco fez nascer várias mulheres em mim. Sou hoje muito mais forte”, afirmou.

Os desafios da mulher na vida pessoal e em sociedade, as crises enfrentadas no dia a dia, e a forma como lidamos com os fracassos foram temas da palestra da escritora, referência quando o assunto é comportamento e moda. “A moda também pode ser abordada como um viés de autoconhecimento. Em vez de escravizar, ela pode ser um caminho para a libertação e um encontro verdadeiro consigo mesmo”, disse. Para ela, autoestima é a maneira como nós nos vemos, e não como o outro nos vê.

Cris Guerra falou sobre as múltiplas funções da mulher, destacando o sentido de Justiça que é muito importante, sobretudo para a mulher na Magistratura. Ao fim da palestra, a escritora sorteou volumes de um dos seus livros, “Para Francisco”, entre as participantes. A palestra foi transmitida ao vivo pelo site da Amagis. Clique aqui para assistir à palestra na íntegra.

Avanços

A desembargadora Vanessa Verdolim parabenizou a Amagis pela iniciativa de realizar o evento no Dia Internacional da Mulher e falou sobre as dificuldades encontradas pelas mulheres, não apenas na Magistratura, como nas demais carreiras e Poderes Públicos. “Na Magistratura, temos muitas dificuldades, que muitas vezes os homens não encontram. Mas estamos melhorando. Se olhar de quando eu ingressei na Magistratura, em 1985, muita coisa melhorou, o que justifica todo trabalho que vem sendo feito em prol da mulher para que possamos cada vez mais alcançar mais conquistas”, disse.

A presidente interina da Amagis, juíza Cristiana Gualberto, destacou o avanço da mulher na carreira jurídica, segundo ela, demonstrado claramente pelo número de mulheres aprovadas nos concursos. “Apesar disso, acho que a mulher ainda carece de garantir espaços de lideranças nesse universo, porque ele ainda é bem masculino”, criticou.

O evento foi realizado na sede da Amagis, em Belo Horizonte.