Solidariedade e afeto marcaram a tarde desta terça-feira, 26 de março, das crianças e adolescentes atendidos pelo Nutris e pelo Nac, no bairro Mariano de Abreu, região Leste de Belo Horizonte.

Conheça mais sobre as entidades criadas e mantidas pela Magistratura abaixo. 



O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, a presidente do Nutris e diretora de Obras Sociais da Amagis, juíza Marli Maria Braga, e o ouvidor da Associação, juiz Auro Aparecido Maia de Andrade, estiveram nas sedes dos Núcleos, acompanhados de uma das fundadoras , a pensionista Delenda de Faria Campos, e da ex-presidente do Nutris e pensionista Marlene Fernandes, para abrir as comemorações de Páscoa das crianças e adolescentes.

 

Na ocasião, os visitantes falaram da importância da Páscoa e seu verdadeiro significado, compartilharam sorrisos e distribuíram chocolates. A importância do trabalho desenvolvido pelo Nutris e pelo Nac foi destacada durante a visita. De acordo com a juíza Marli Maria Braga, o apoio e a contribuição dos associados e associadas da Amagis fortalecem as iniciativas sociais e proporcionam melhores condições de vida e desenvolvimento para as crianças e adolescentes da região do bairro Mariano de Abreu.

 

Para o presidente da Amagis, o Nutris e o Nac são extensões de uma das missões do Judiciário, a de buscar e promover o bem-estar social e a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. “Ao apoiarmos as instituições, estamos contribuindo para proporcionar educação, alimentação e um futuro digno para aqueles que precisam desse suporte. Esse esforço molda um futuro melhor para as crianças e adolescentes e suas comunidades”, reforçou Luiz Carlos.

A pensionista Delenda de Faria participou do encontro e manifestou, emocionada, sua profunda gratidão à Amagis e aos magistrados e magistradas pelo apoio incansável aos Núcleos. De acordo com ela, as contribuições têm impacto transformador sobre a comunidade do bairro Mariano de Abreu e ver o envolvimento ativo da Magistratura mineira, por meio da Amagis, com as causas sociais, é motivo de orgulho e esperança.

 

Conheça e contribua

Nutris e Nac

Belo Horizonte, Região Leste, Alto do Boa Vista, Conjunto Mariano de Abreu. Um local de difícil acesso, com população extremamente carente formada por famílias em situação de risco social. Um bairro que não tinha infraestrutura e onde não havia sequer esgoto. O fato mais alarmante era o alto índice de mortalidade infantil. Esse era o cenário, há 40 anos, antes da fundação do Nutris (Núcleo de Trabalho e Integração Social), que aconteceu em 1984.

Em 1989, a creche entrava em atividade, comandada por um grupo de 11 mulheres, todas esposas de juízes e desembargadores do TJMG, para atender crianças de até 6 anos.  Hoje, o Nutris é mantido por um convênio com a Prefeitura de Belo Horizonte e pelas contribuições voluntárias de pensionistas e magistrados mineiros.

Em 2005, como uma extensão do Nutris, foi criado o NAC (Núcleo de Arte e Cultura).  A preocupação era com o futuro das crianças, que, ao completar seis anos de idade, saíam da creche e voltavam ao risco de vulnerabilidade social. Atualmente, o NAC atende a cerca de 80 crianças e adolescentes de 6 a 16 anos, em turmas divididas nos turnos da manhã e da tarde. Todas participam de oficinas de dança, teatro, esportes, pintura, artes plásticas ou capoeira. Com o trabalho estendido, elas passam a ter mais oportunidades na vida.

O Nutris nasceu de um sonho da saudosa pensionista Lucinda Alvarez de Oliveira Leite. Em nome do que acreditavam, que era promover oportunidades para as crianças que viviam na região, Dona Lucinda e todos os voluntários à época enfrentaram diversos problemas, entre eles a falta de infraestrutura do local. Com o trabalho incansável e o apoio fundamental da magistratura mineira, eles conseguiram mudar a realidade de uma região tão carente e trazer diversas melhorias.

Atualmente, o Nutris e o NAC contam com 39 funcionários, entre eles os professores que dedicam seu tempo para dar atenção e amor às crianças durante o dia. O trabalho das voluntárias soma ainda mais e elas realizam, entre outras atividades, a confecção de uniformes, materiais para comemorações, brinquedos etc. A maioria das crianças que passou pelo Nutris já se formou e hoje está no mercado de trabalho.

 

Agende uma visita para conhecer a instituição pessoalmente!

Faça parte!

Para continuar esse trabalho, as instituições precisam do apoio de todos. A Amagis sempre realiza eventos beneficentes, com as rendas revertidas para o Nutris, como o Bazar Beneficente, Feijoada, Festa Junina, entre outros. Mas ainda é preciso mais para manter o trabalho realizado.

Por isso, é indispensável a participação das magistradas e magistrados mineiros e familiares.

Como ajudar:

É possível ajudar o Nutris de diversas formas, com doações e objetos, mantimentos e dinheiro.

O valor da doação é livre e toda quantia é de grande ajuda. Para contribuir com a instituição, é possível fazê-lo diretamente no Nutris, por meio de depósito em conta ou Pix, ou, por desconto mensal em folha de pagamento por meio de autorização, no caso dos magistrados e pensionistas.

Esse recebimento mensal de doações é muito importante para a manutenção da instituição, pois traz previsibilidade de receita. 

Doações em dinheiro:

Pix – CNPJ 197156970001-05

Para autorizar o desconto em folha, basta preencher a ficha  aqui,  escanear ou fotografar e enviar para financeiro@amagis.com.br. Ou recortar e enviar a ficha para Departamento Financeiro da Amagis (Rua Albita, 194, - 3º andar – Bairro Cruzeiro – Belo Horizonte – MG – Cep: 30310-160)

Para saber mais, entre em contato pelos telefones:

No Nutris: (31) 3485-6035 (Falar com Maria Nilza)
Na Amagis: (31) 3079-3471