A Amagis realizou na noite desta quinta-feira, 27, uma edição comemorativa em homenagem aos 15 anos do projeto de integração e promoção da qualidade de vida dos magistrados e seus familiares, o Integramagis. O evento contou com a participação especial do cartunista Ziraldo, que brindou os presentes com uma palestra.

Integramagis

Ao abrir a solenidade, o presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, falou sobre os 15 anos do Integramagis, destacando a iniciativa visionária do juiz José Pedro Mendes do Valle e dos desembargadores Doorgal Andrada e Tiago Pinto, que deram início ao projeto. “O Integramagis é orgulho dos magistrados mineiros e referência de integração da qual se beneficia ainda o associativismo mineiro, sempre pautado na defesa intransferível da Magistratura mineira”, afirmou.

Maurício Soares falou também sobre os 40 anos da Amagis Saúde e sobre sua honra, na condição de presidente da Amagis, em celebrar o evento desta quinta-feira. “Crescemos e consolidamos o plano de saúde da Magistratura mineira e ultrapassamos a barreira de nosso Estado, com a ampliação para outros estados, por meio da criação do plano Amagis Saúde Grupo de Estados, com abrangência para, além de Minas, Rio de Janeiro e São Paulo. Com a excelência em autogestão de saúde reconhecida nove vezes consecutivas pela ANS, hoje a Amagis Saúde conta com uma rede credenciada de aproximadamente dois mil médicos em toda a Minas Gerais, oferecendo atendimento 24 horas exclusivo aos associados. Tudo isso só foi possível com muito trabalho e doação. Essa conquista é resultado da dedicação de gestores, conselheiros e funcionários, trabalhando com seriedade e profissionalismo desde as primeiras gestões”, disse o magistrado.

A vice-presidente de Saúde da Amagis, juíza Luzia Peixôto, aderiu às palavras do desembargador e destacou a importância do Integramagis como projeto de promoção de saúde para os magistrados mineiros e seus familiares. “Momentos de integração e descontração entre os magistrados e seus familiares, como os eventos realizados nas edições do Integramagis, são de fundamental importância para a promoção e prevenção da saúde. Por isso, 15 anos do Integramagis é uma data muito significativa e demonstra que estamos no caminho certo, ao perpetuar estes momentos”, afirmou.

Homenagens

Durante a solenidade, a Amagis prestou homenagem especial a pessoas que contribuíram com a criação e o desenvolvimento do Integramagis. O juiz José Pedro Mendes do Valle, ex-diretor da Amagis Saúde, recebeu a placa comemorativa das mãos do presidente Maurício Soares e da vice-presidente Luzia Peixôto.

Homenagem

O magistrado, que foi idealizador do Integramagis, afirmou que o projeto foi uma inspiração divina. “O juiz é como uma ilha e vivia cercado de processos por todos os lados. Queríamos acabar com isso e nos unir, os magistrados, ativos e inativos, e seus familiares. É na unidade que podemos crescer. Peço a Deus que o Integramagis continue crescendo, florescendo e gerando frutos e que possamos estar sempre juntos”, afirmou.

MagisCultura

Durante o Integramagis comemorativo foi lançada a 17ª edição da Revista MagisCultura, publicação que reúne contos, poemas, ensaios, crônicas e outros textos literários de juízes e desembargadores do estado.

MagisCultura

O presidente do Conselho Editorial da publicação, juiz Renato Jardim, parabenizou o Integramagis pelos seus 15 anos e destacou os benefícios do evento que integra os magistrados e traz sempre felicidade e leveza a todos os presentes. “Nossa revista também faz parte dessa integração a que me refiro. Ela tem por finalidade difundir os trabalhos literários e artísticos dos magistrados mineiros”, explicou.

A 17ª edição de Magiscultura homenageia o jornalista, escritor, sociólogo, ensaísta, crítico literário, advogado e presidente perpétuo da Academia Mineira de Letras (AML), Vivaldi Moreira. No texto especial desta edição, “Livros levam o menino da Fazenda do Tanque à Academia Mineira de Letras”, o desembargador Gutemberg da Mota e Silva conta o caminho percorrido por Vivaldi Moreira para edificar em Minas Gerais uma obra humanística de notável envergadura, que tem como um dos pontos altos sua intensa militância na imprensa.

Ainda na sessão de homenagens, a revista traz um texto escrito por Vivaldi Moreira em 9 de dezembro de 1997 e publicado em 2000, um ano antes do seu falecimento, no livro“Cobras & Lagartos – Prosa vadia”.

Ziraldo

Ziraldo

Entre os grandes momentos da noite estava a palestra proferida pelo escritor e cartunista Ziraldo, que arrancou risadas dos presentes contando casos sobre a velhice, o que se aprende com ela e como desfrutar desse momento.

Ziraldo

Ziraldo falou um pouco sobre sua vida, desde o nascimento na cidade mineira de Caratinga, até a ida para o Rio de Janeiro, e sobre sua graduação em Direito.

Veia literária

O escritor parabenizou a Associação pela produção de MagisCultura e destacou a veia literária da Magistratura. “Todo jovem que tem gosto pela literatura, geralmente, segue o caminho do Direito. É natural que a categoria jurídica tenha gosto pela escrita, pela poesia”, afirmou ele, parabenizando a Associação pela publicação.

MagisCultura