A Amagis completa hoje, dia 21 de outubro de 2016, 61 anos de atuação permanente em defesa da Magistratura e de um Judiciário forte e independente. Fundada em 1955, a Associação nasceu do idealismo dos magistrados da época, que decidiram se organizar para buscar seus direitos.
Em 1972, esse trabalho ganhou reforço com a incorporação à Amagis da Associação Regional de Magistrados (Armam), criada em Juiz de Fora, em 1970, e da Associação Estadual dos Magistrados (Assemag), também criada em 1970. Foi então que o associativismo mineiro se fortaleceu, inscrevendo no seu código genético a união da classe.
Hoje, a Amagis é a segunda maior associação de magistrados estaduais da América Latina.
Veja abaixo a linha do tempo da Amagis (clique na imagem para expandi-la).
No edifício sede, em Belo Horizonte (rua Albita, 194 - Bairro Cruzeiro), está instalado o Memorial da Amagis, que pode ser visitado de segunda a sexta-feira, de 9h às 18h. Nele, além do painel com a linha do tempo, estão expostos documentos e objetos importantes na história da Associação, além de fotos dos momentos marcantes.
Um desses documentos é o primeiro estatuto da Amagis, registrado em cartório em 1955. Você pode vê-lo, clicando na imagem abaixo.
Mensagem do presidente da Amagis no aniversário de 61 anos:
Clique na imagem para expandi-la.
Amagis completa 61 anos de trajetória de defesa dos magistrados
Este 21 de outubro é mais uma data histórica, quando nossa Amagis completa 61 anos de trajetória vitoriosa em defesa dos magistrados. Parabéns a todos os juízes e juízas, desembargadores e desembargadoras mineiros, ativos e aposentados, que ajudaram, com dedicação às causas da classe e em favor de um Judiciário mais democrático, a construir a segunda maior Associação de Magistrados Estaduais da América Latina.
Desembargador Maurício Soares
Presidente da Amagis