Nesta semana, no dia 21 de outubro, a Amagis completa 62 anos de história em prol da valorização e defesa dos direitos da Magistratura. O presidente da Amagis, desembargador Maurício Soares, destaca que a união da classe é uma das marcas da Associação e foi o que tornou possível a obtenção de diversas conquistas ao longo desses 62 anos.

Oficialmente, a Associação foi registrada em cartório em 1955, tendo, em 1972, com a incorporação a Associação Regional de Magistrados e da Associação Estadual de Magistrados, um determinante fator de integração para o fortalecimento do associativismo mineiro.

62_anos_amagis

Com a integração, a Magistratura mineira deu o primeiro passo para fazer da união da classe uma marca indelével em sua tradição. Nessas pouco mais de seis décadas, com o empenho e dedicação dos magistrados, a história da Amagis registrou avanços e conquistas que fizeram da Associação a segunda mais importante do País.

Entre tantos passos significativos, merece destaque a criação do Departamento Médico, Hospitalar e Odontológico, no dia 22 de abril, de 1976, que foi sendo aprimorado a cada ano até ser transformado no plano de saúde da Magistratura mineira, a Amagis Saúde, cuja excelência no atendimento e serviços prestados já foi reconhecida por mais de noves vezes pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

A conquista da sede própria, em Belo Horizonte, no Bairro Cruzeiro (região centro-sul), cuja comissão que acompanhou os trabalhos foi instituída em 1977, também é considerada um momento relevante para a história da Amagis, pois a construção do prédio foi importante para que a Associação passasse a ter mais autonomia administrativa em relação ao TJMG, mesmo que os presidentes da Amagis sempre se pautassem pelo diálogo com o Tribunal.

A sede foi expandida e, hoje, os associados podem usufruir de momentos de lazer e descanso no Parque Esportivo, e os magistrados do interior têm à sua disposição o Centro de Apoio ao Magistrado em Trânsito, inaugurado em 2003 e ampliado em 2009.

Fizeram ainda parte dessas seis décadas, a criação das Colônias de Férias, a implantação dos programas Integramagis, Amor à Vida e, agora, no mês passado, o Check-up, além das edições das revistas Amagis Jurídica e MagisCultura, que se tornaram importantes instrumentos de integração e de reafirmação do talento e do preparo da classe.

Fortalecida pela trajetória de união da Magistratura mineira, a Amagis é ouvida, hoje, em todos os fóruns onde se discute o futuro da classe e do Judiciário.