Os Jogos Nacionais da Magistratura 2022, realizados entre 11 e 14 de agosto, em Aracaju (SE), renderam a Minas Gerais medalhas em quatro modalidades: corrida, natação, beach tênis e futebol.
O ouro veio com na corrida, com o juiz Geraldo Luiz Ribeiro chegando em primeiro lugar no percurso de 10 km, faixa etária 60 a 64 anos. O magistrado completou os 10km em 58 minutos e 53 segundos.
O juiz Vinicius de Ávila Leite garantiu a medalha de prata na natação com o segundo lugar nos 50 metros livre masculino. Tempo final de 38 segundos e 82 centésimos. O primeiro lugar ficou com Sérgio de Albuquerque, do Rio de Janeiro.
O bronze veio no beach tennis, modalidade com maior número de inscrições, segundo a AMB. Com 70 atletas disputando na categoria mista, a dupla formada pelo juiz Thiago Gandra e sua esposa Marcella Gandra conquistou o terceiro lugar. O ouro ficou com a Associação do Rio Grande do Norte, com os atletas Bruno e Rachel, e a prata com Leandro e Eliane, da Apamagis.
No futebol, a equipe Super Sênior da Amagis também garantiu o terceiro lugar e trouxe o bronze para o Estado após vitória sobre o Paraná por 3x0. O primeiro lugar ficou com a Associação do Maranhão. Os magistrados do Rio Grande do Sul levaram a prata. Compuseram o time de futebol sênior da Amagis nos Jogos os seguintes magistrados: Armando Freire, Ronaldo Claret, Edgard Penna Amorim, Gláucio Xavier, Vinicius de Ávila Leite, Narciso Alvarenga, Maurício Pinto Ferreira, Vinicius Dias Ristori, Leopoldo Mameluque, Agostinho Gomes de Azevedo, Geraldo Rogério de Souza, Ricardo Cavalcante Motta, José Aluísio Neves da Silva, Paulo Mendes Alvares, Marco Antônio de Melo, Geraldo de Sousa Lopes e Wagner Sana.
O juiz Vinícius Miranda Gomes chegou à semifinal do tênis de quadra. No tênis de mesa, o desembargador Fernando Galvão da Rocha chegou às quartas de finais disputando com Luiz Oyama, do Paraná, que viria a ser o campeão.
Diversas outras modalidades contaram com a participação de magistrados mineiros, entre elas o jogo de Xadrez, que teve a participação do juiz Leopoldo Mameluque e também do juiz Geraldo Luiz Ribeiro.
O evento contou com a participação de mais de 600 magistrados de todo o País que disputaram 14 modalidades. A organização foi da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) juntamente com a anfitriã, a Associação dos Magistrado de Sergipe (Amase).
À frente do setor de esportes da Amagis estão o desembargador Maurício Pinto Ferreira (vice-presidente Sociocultural-Esportivo), o Juiz Thiago Gandra (diretor de Esportes), a juíza Cláudia Helena Batista (diretora de Esportes Especializados) e o Desembargador Glauco Soares Fernandes (diretor de Futebol). O juiz Thiago Gandra é membro da Comissão Técnica dos Jogos Nacionais da Magistratura.