O presidente da Amagis, desembargador Herbert Carneiro, constituiu Comissão de Trabalho e Estudos para elaboração de sugestões ao projeto de Estatuto da Magistratura Nacional. A medida foi tomada depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) publicou texto de projeto do novo Estatuto, a ser encaminhado ao Congresso Nacional para discussão e aprovação.
O objetivo da Amagis é incentivar os juízes mineiros a discutirem o referido projeto e apresentarem sugestões para o seu aprimoramento. Foram nomeados membros da comissão, os seguintes magistrados Luzia Divina de Paula Peixoto, Gilson Soares Lemes, Carlos Frederico Braga da Silva, Agnaldo Rodrigues Pereira, Átila Andrade de Castro, Geraldo Carlos Campos, Cristiana Martins Gualberto Ribeiro e Antônio Carlos Parreira.
A comissão terá o prazo de 60 dias, a contar da data da nomeação, para concluir seus trabalhos. Por meio do site da Amagis, o grupo de trabalho incentivará os magistrados mineiros a participarem, enviando sugestões para o projeto do novo estatuto. Após conclusão e organização, as propostas da Amagis serão encaminhadas ao presidente do STF, ministro Ricardo Lewandowski.