A presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, e o presidente do Conselho Editorial, Juiz Renato César Jardim, convidam para o lançamento da Revista MagisCultura - 31ª Edição, em evento com comida de boteco e apresentação de chorinho com o Grupo Trinca Pedra. O lançamento será realizado no dia 14 de abril (segunda-feira), Parque Esportivo da Amagis (Rua Albita, nº 160, Cruzeiro, BH), a partir das 19h.

A publicação traz manuscritos inéditos narrando os combates em Passa Quatro, no sul de Minas, durante a ‘Revolução Constitucionalista’ de 1932, é um dos destaques da edição número 31 da revista MagisCultura, editada pela Associação dos Magistrados Mineiros (Amagis).

Para a presidente da Amagis, juíza Rosimere Couto, a alta qualidade da nova edição, a primeira em sua gestão, demonstra que “a magistratura mineira, além da sua conhecida e reconhecida excelência jurisdicional, reflete também em sua produção literária a riqueza cultural tricentenária da nossa Minas Gerais”.

Publicada semestralmente desde 2009, a revista é a única do gênero no Brasil, tem parceria da Academia Mineira de Letras e é especializada em textos culturais de magistradas e magistrados de Minas Gerais, além de convidados. Com tiragem de 2.600 exemplares impressos, distribuídos gratuitamente, a revista possui também edição digital, disponível no portal da Amagis (www.amagis.com.br).

Conteúdo denso

Além da reportagem com os manuscritos de Passa Quatro, a edição a ser lançada tem como destaques artigos sobre os 250 anos do Complexo do Caraça, o centenário de Fernando Sabino, sobre a vida e obra de Goethe, de Thomas Mann, de Jean Paul Sartre e Albert Camus, e contos, poemas e crônica de juízes e desembargadores.

Os manuscritos que deram origem à reportagem e são parcialmente reproduzidos são de autoria do poeta e escritor Heli Menegale, que foi presidente da Academia Mineira de Letras e residiu durante vários anos em Passa Quatro, e de Arthur Tiburcio Ribeiro, chefe político local, que foi prefeito da cidade e deputado constituinte em 1934.

Os manuscritos foram cedidos à revista pela pianista Berenice Menegale, filha de Heli, diretora da Fundação de Educação Artística de Minas Gerais e membro da Academia Mineira de Letras, que irá encaminhar os documentos para o Arquivo Público Mineiro.

São os seguintes os autores dos textos publicados na edição: desembargadores Rogério Medeiros Garcia de Lima, Gutemberg da Mota e Silva, José Tarcízio Almeida Melo, Tiago Pinto, João Quintino, Llewelyn Medina, Fernando Armando Ribeiro e Vanessa Verdolim; juízes Renato César Jardim, Aldina Soares, Jorge Paulo dos Santos, Carlos Roberto Loiola, Amaury Silva, José Maria Starling e Sophia Goreti Machado.

São convidados da edição o filósofo e professor Donaldo Schüller, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; o professor Hermes Guerrero, diretor da Faculdade de Direito da UFMG e o escritor Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, membro da Academia Mineira de Letras.

A reportagem sobre os manuscritos é do jornalista Manoel Marcos Guimarães, editor da revista. Capa e ilustrações são de Sandra Bianchi e o design é de Rachel Magalhães.