Depois de renovar a parceria com o comando da Polícia Civil de Minas Gerais, o presidente da Amagis, Herbert Carneiro, reuniu-se, na tarde desta quinta-feira (21), com o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), cel. Márcio Martins Sant’Ana, na Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas, a fim de garantir segurança para os juízes e os fóruns do Estado. Também participou da reunião o secretário-geral da AMB e ex-presidente da Amagis, Nelson Missias de Morais. Na ocasião, Herbert Carneiro entregou um ofício para o cel. Márcio Martins Sant’Ana (clique aqui e leia o documento - acesso restrito).
O encontro foi realizado após três ocorrências em apenas dois meses deste ano, envolvendo a segurança de fóruns e de juízes nas Comarcas de Janaúba, no Norte de Minas, Itaúna, no Centro-oeste, e Itabira, na região central. O caso mais recente foi em Itabira, durante o feriado de Carnaval, quando foi atirada uma pedra contra uma das janelas da Vara Criminal e o muro do fórum foi pichado.
Nestes dois meses, Herbert Carneiro vistoriou os fóruns das Comarcas de Passos, no Sul de Minas, e Santa Luzia, na Grande Belo Horizonte, para avaliar as condições de trabalho e de segurança.
De acordo com o presidente da Amagis, o encontro com o comandante-geral da PMMG faz parte das ações da nova diretoria, que pretende, por meio da parceria renovada com os órgãos de segurança pública do Estado, encontrar uma solução para o problema que aflige não só a magistratura, mas advogados, promotores e cidadãos. Ao mesmo tempo, a Amagis, em parceria com a AMB e outras Associações de magistrados, vai defender, no Congresso Nacional, a adoção de um Plano Nacional de Segurança.