reuniao_seguranca.jpgA diretoria da Amagis participou de uma reunião com o presidente do TJMG, desembargador Sérgio Resende, hoje, 13. O tema do encontro foi a segurança dos fóruns mineiros e dos juízes.

Participaram o corregedor-geral de Justiça de Minas, desembargador Célio Paduani, e o comandante-geral da PM, cel. Renato Vieira de Souza, além de representantes da Polícia Militar, do Ministério Público e da Corregedoria.

A reunião foi convocada pelo presidente do TJMG, a pedido da Amagis, em função de diversos atentados que ocorreram nos fóruns de Minas nos últimos tempos.

De acordo com o presidente da Amagis, juiz Nelson Missias de Morais, “o desembargador Sérgio Resende criou uma comissão para apresentar uma proposta de resolução, a fim de regulamentar políticas de segurança dos magistrados e dos edifícios, em parceria com a PMMG”. A comissão é composta pelo desembargador Luiz Audebert Delage Filho, presidente da Comissão de Segurança dos Magistrados da Amagis; pelo juiz Marcos Henrique Caldeira Brant, também membro da Comissão de Segurança da Associação; pelo juiz Leopoldo Mameluque, representante da Corregedoria, e pelo capitão Caputo, adido militar junto à Corregedoria de Justiça.

O desembargador Audebert Delage Filho, que também é vice-presidente Financeiro da Amagis, considerou a reunião proveitosa. “O objetivo foi dar uma estrutura a um centro de segurança institucional para cuidar das questões de segurança relacionadas às instalações do tribunal e também dos magistrados em sua função jurisdicional”, disse Delage.

Para o juiz Marcos Henrique Caldeira Brant, essa reunião veio em um bom momento, já que essa questão da segurança é preocupante. “Se medidas preventivas tivessem sido implementadas quando foi criada, pela Amagis, uma comissão de segurança, bem como a criação de um programa de proteção dos magistrados, certamente teriam sido prevenidas várias ocorrências como vimos nos últimos tempos”, afirmou Caldeira Brant.

Preocupada com a situação, a diretoria da Amagis já havia se reunido com o presidente do TJMG, no dia 23 de setembro, para solicitar medidas de proteção aos juízes. A reunião de hoje foi fruto desse encontro de setembro. Para ler a notícia da primeira reunião, clique aqui. Para ler o ofício entregue ao desembargador Sérgio Resende, pedindo providências, clique aqui.