Segunda causa mais comum de morte por câncer entre homens, atingindo principalmente aqueles com idade de 50 anos ou mais, conforme demonstra estudo da Fundação Oswaldo Cruz, o câncer de próstata encontra no preconceito fator decisivo para o avanço da doença na população masculina.

novembroazul2017

Para incentivar a prevenção, a Amagis Saúde aderiu à campanha Novembro Azul e, neste mês, irá isentar a taxa de coparticipação, de 25%, neste mês, ao usuário do plano que realizar o exame PSA (Antígeno Protástico Específico, na sigla em inglês). Na maioria dos casos, o câncer de próstata cresce de forma lenta e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem. A detecção precoce da doença pode ser um importante aliado no combate a esse mal, uma vez que o tratamento na fase inicial pode evitar que a doença se desenvolva e chegue a uma fase mais avançada. Entretanto, é importante que a necessidade da realização do exame seja definida após a consulta médica.

Os sintomas mais comuns da doença são dificuldade de urinar (demora em começar e terminar), sangue na urina, diminuição do jato de urina e necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite. Esses sinais também podem aparecer, por exemplo, em doenças como hiperplasia benigna da próstata e prostatite.

Os principais fatores que podem aumentar o risco da doença são a idade, histórico de câncer na família, sobrepeso e obesidade. E a melhor forma de prevenir é adotar uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e manter o peso corporal adequado.