O presidente da Amagis, juiz Bruno Terra, e o secretário-geral da AMB, desembargador Nelson Missias, participaram, nesta segunda-feira, 2, do seminário “A Função Judicial no Direito Internacional e a Humanização do Direito”, realizado na Faculdade Milton Campos, em Belo Horizonte. Eles fizeram a entrega de duas placas, em nome da Amagise da AMB, em homenagem ao professor Antônio Augusto Cançado Trindade, juiz da Corte Internacional de Haia. Na ocasião, Nelson Missias representou o presidente da AMB, desembargador Nelson Calandra.
Cançado Trindade realizou uma palestra sobre “A Função Judicial no Direito Internacional Contemporâneo”, abordando casos tratados em seu livro de memórias, sobre o período em que integrou e presidiu a Corte. Bruno Terra afirmou que Antônio Augusto Cançado Trindade é uma das principais figuras do cenário internacional de Direitos Humanos e um orgulho para o povo mineiro. “A Amagis não poderia, jamais, deixar de prestar homenagens ao doutor Antônio Augusto Cançado Trindade, a quem devemos o reconhecimento, pelo Brasil, da importância dos tribunais internacionais para a efetivação dos Direitos Humanos”, disse.
Nelson Missias também destacou o valor da homenagem. “Hoje, homenageamos uma das maiores autoridades mundiais em Direitos Humanos e Direito Internacional. O professor Cançado Trindade é uma referência mundial e, para nosso orgulho, é mineiro”, disse.