O presidente da Amagis, juiz Luiz Carlos Rezende e Santos, e a vice-presidente juíza Rosimere das Graças do Couto, receberam o presidente da Associação Mineira de Rádio e Televisão (Amirt), Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior, nesta segunda-feira, 10/7. A advogada Edilene Lobo, que toma posse em agosto como ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), também participou da reunião, juntamente com o juiz Haroldo Dutra Dias. Magistrado, escritor, tradutor e conferencista, Haroldo Dutra é comunicador, e possui mais de quatrocentos mil seguidores nas redes sociais, e mais de 450 mil inscritos em seu canal do Youtube.
Na ocasião, as duas associações assinaram convênio de cooperação mútua, com o objetivo de divulgar notícias, ações e projetos da Amagis que visam ao crescimento e desenvolvimento de Minas Gerais e a defesa do estado democrático de Direito, por meio das mais de quatrocentas emissoras de rádio e televisão filiadas à Amirt em todo o Estado de Minas Gerais.
Luiz Carlos Rezende destacou a alegria em realizar parceria com a Amirt. “Esse convênio é resultado de uma conjunção de esforços de duas grandes associações, o que me deixa muito orgulhoso. A Amirt é uma associação centenária, que tem muita responsabilidade com a comunicação. E a Amagis é uma entidade com quase 70 anos de existência, que vai poder colaborar com os principais comunicadores do Estado de Minas Gerais por meio de suas próprias produções, desmitificando a distância entre juízes e a população”.
Para o presidente da Amagis, a comunicação é o maior instrumento que existe atualmente. “A Magistratura é a ponte da pacificação social. Quando o cidadão tem qualquer conflito, é à Justiça que ele recorre. E a maioria absoluta das decisões alcançam essa finalidade com a rapidez esperada. Então, o impacto deste convênio, assinado hoje, é levar comunicação verdadeira, esclarecer dúvidas e apresentar ao cidadão o trabalho do juiz, da juíza”, disse Luiz Carlos.
Mayrinck Pinto de Aguiar Júnior destacou que a parceria desmistifica a dificuldade de se colher a informação correta e de credibilidade. “A Amirt, que tem 408 filiadas em todo o Estado, se une à Amagis, que representa a Magistratura mineira, para levar informação verdadeira e de qualidade ao cidadão mineiro. Estamos muito felizes em realizar essa parceria”, disse o presidente da Amirt. A Associação já realizou parcerias com a Amagis. Em 2022, foi apoiadora institucional do Prêmio Amagis de Jornalismo, que estimulou a produção de reportagens sobre a importância do Judiciário e da Magistratura para a sociedade.
A jurista Edilene Lobo, que tomará posse no TSE no próximo dia 8 de agosto, ressaltou a importância da informação de credibilidade e transparente, sobretudo em época de disseminação de fake News. De acordo com ela, o convênio entre a Amagis e a Amirt é uma inciativa muito positiva. “É fundamental estabelecer essa comunicação do Estado, em suas várias funções, com o povo. No caso do Judiciário, que desempenha função tão importante, particularmente na proteção e defesa dos direitos fundamentais, é justo, correto e muito importante que as pessoas conheçam essa atividade. Quando falamos em um modelo democrático, a comunicação e a participação do povo no desempenho das funções são essenciais. Estou muito feliz de ter participado deste momento”, disse a jurista, parabenizando o presidente Luiz Carlos pelo brilhantismo na condução da Associação e no desempenho de todas suas funções. “Conheço Luiz Carlos e todo seu trabalho na Magistratura mineira. Sempre digo que ele é uma inspiração para mim, pela sua enorme dedicação a tudo o que faz”.
Também participaram da reunião o gerente de Comunicação da Amagis, Bruno Gontijo; o consultor de Comunicação, Orion Teixeira; o consultor da Amagis, Gimar Pedra; a diretora-executiva da Amirt, Lilian Medina; e Gustavo Mourão Pinto de Aguiar, associado da Amirt.