A Amagis e o Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) iniciaram conversações para realização de parceria cultural para promoção de eventos que celebram o melhor de nossa civilização e mineiridade. Em encontro ocorrido na sexta-feira, 21 de janeiro, na sede da Amagis, o presidente da Associação, juiz Luiz Carlos Rezende Santos, o ex-presidente da Amagis, desembargador Bruno Terra Dias, que também integra a Comissão de Antropologia do IHGMG, tratam dos passos iniciais da parceria. Também participaram do encontro o diretor de patrimônio da Amagis, desembargador Octavio Augusto De Nigris Boccalini, e o juiz Gustavo Moreira, da comarca de Frutal.

dsc03159.jpg

A primeira realização da parceria comemorará e perpetuará o centenário da Semana de Arte Moderna, realizada entre 13 e 17 de fevereiro de 1922 e que praticamente revolucionou as artes e a literatura brasileira, com reflexos em todas as áreas de atividade, mesmo a política e a economia. Os órgãos de divulgação das duas instituições - Diretoria de Comunicação da Amagis, Revista MagisCultura e Revista do IHGMG - terão importante papel na documentação e exposição dos resultados ao público.

Intelectuais de renome nacional e internacional, das diversas áreas da literatura, artes, ciências, filosofia, política serão ouvidos em suas especialidades e terão seus depoimentos documentados para a posteridade. Com essa iniciativa, formaremos um autêntico arquivo, que poderá ser consultado para pesquisas e ilustração.

A Amagis e o IHGMG cumprem não apenas função social, elevam seus associados à condição de protagonistas da preservação e do desenvolvimento cultural e civilizacional de Minas Gerais e do Brasil.