Dando continuidade à série de palestras “Encontros sobre a Semana de 1922, o Modernismo e os Mineiros”, promovida pelo Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais (IHGMG) e pela Associação de Magistrados Mineiros (Amagis), acontece no próximo sábado (26/03), às 10h, mais uma reunião especial abordando a influência do movimento nas áreas da arquitetura e da literatura.
Os associados e associadas da Amagis estão convidados. As confirmações de presença devem ser feitas com o Instituto Histórico pelo telefone (31) 3212-4656, de 14h às 17h30, ou pelo e-mail: ihgmg@yahoo.com.br.
O presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha/MG), Felipe Cardoso Vale Pires, vai abordar o tema “Arquitetura Moderna Brasileira: sonho antropofágico manifesto em concreto”, destacando aspectos presentes na arquitetura, por meio das influências e da preservação do patrimônio cultural.
Em seguida, a presidente da Academia Montes-clarense de Letras, Ivana Ferrante Rebello e Almeida, aborda o tema “A Semana de Arte Moderna: “Não fomos colonizados, fizemos carnaval”. O nome da palestra relembra os versos presentes no livro Pau Brasil, de autoria de Oswald de Andrade, um dos protagonistas do movimento modernista brasileiro. Ivana vai mostrar como a mestiçagem étnica e cultural deu origem a uma arte autenticamente brasileira.
As palestras vão ter a mediação do pesquisador Fabiano Lopes de Paula que, ao final do evento, promove o lançamento do livro “Uma tristeza mineira numa capa de garoa”, escrito em parceria com Ivana Ferrante destacando a participação do poeta Agenor Barbosa e da pintora Zina Aita, os dois mineiros presentes na Semana de Arte Moderna de 1922.
“Encontros sobre a Semana de 1922, o Modernismo e os Mineiros”
Palestras de Ivana Ferrante e Felipe Pires
Local: Auditório da Amagis (vagas limitadas)
R. Albita, 194 - Cruzeiro - Belo Horizonte/MG